IR 2022: 2 milhões de declarações entregues já estão na malha fina; descubra se a sua está

Até às 17 horas de ontem, 31, a Receita Federal tinha recebido 34,4 milhões de declarações do Imposto de Renda, quantidade que superou a expectativa. Deste total, 2.015.962 já caíram na malha fina, isto é, estão sob análise do Fisco. Entre as declarações que foram retidas, 40% delas estão pendentes por omissão de rendimento, 21% em decorrência de gastos médicos e 18% que as declarações não batem com valor da fonte pagadora.

Neste ano, a quantidade de declarações do IR que acabaram retidas dobrou em comparação com 2021, quando 890 mil caíram na malha fina. De acordo com a Receita, 61% das declarações recebidas possuem impostos a restituir e 19% têm impostos a pagar.

“O número maior de declarações decorre da não atualização da tabela de IR, do número de pessoas que estão fazendo a declaração pela primeira vez e do aumento de pessoas que operaram na Bolsa de Valores e passaram a declarar os ganhos”, disse ao R7 o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca.

A recomendação da Receita é de que ps contribuintes consultem o extrato e corrijam a declaração antes que comece o procedimento fiscal que deve se iniciar em 2023. “O quanto antes o contribuinte conseguir se regularizar e retificar a declaração, haverá menos multa para o cidadão. Em 2021, foram arrecadados R$ 2,4 bilhões em multas”, explicou Fonseca.

Como consultar e saber se caí na malha fina

Para conferir se sua declaração esta na malha fina é preciso acessar o portal e-CAC, escolher a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, ir na aba “Processamento e escolher o item “Pendências de Malha”.

Ao fazer isso o contribuinte consulta para saber se sua declaração caiu na malha fina e também o motivo. Caso a declaração esteja na malha por conta de algum erro no preenchimento ou de informação, é possível fazer a declaração retificadora. Quando o caso foi solucionado, o contribuinte sai da malha fina.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.