Aprenda a retificar a declaração do IRPF 2022

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda terminou e caso o contribuinte tenha enviado o documento com algum erro, pode fazer a retificação. Segundo a Receita, os maiores motivos que levam os consumidores para a malha fina são omissão de rendimentos e falta de comprovação de dedução.

Ao portal Terra, o  especialista em Impostos da EY Antonio Gil, explicou que a retificação pode ser realizada de duas formas. 

“A primeira é a retificação de forma livre. É aquela feita antes do prazo final de entrega da declaração. Neste prazo, não há questionamento por parte da Receita sobre a retificação feita pelo contribuinte. Após esta data, ou seja, a partir de 1º de junho, ainda é permitida a retificação, mas a Receita pode se valer do direito de questionar a retificadora. Normalmente, isso não ocorre porque o órgão enxerga essa retificação como uma prática de boa fé do contribuinte”, disse ele.

Como fazer a declaração retificadora do Imposto de Renda

  • Para começar, abra o programa da declaração do IRPF 2022. No menu do programa vá na opção “Declaração”, do lado esquerdo da tela, em seguida em “Retificar” e clique nela.
  • Você verá em uma janela com as declarações enviadas a partir do seu computador. Agora escolha a declaração que quer corrigir.
  • As declarações que já enviadas são identificadas pelo nome do contribuinte, CPF e pelo tipo “Original” ou “Retificadora”. Caso tenha enviado somente uma declaração neste ano, selecione a “Original”. Caso você vá fazer uma nova correção, então selecione a última “Retificadora” enviada.
  • O programa criará de forma automática uma cópia da declaração que foi enviada com erro na aba “Em Preenchimento”. Irá aparecer do lado do nome do contribuinte a expressão “Retificadora”, indicando que a nova declaração irá corrigir a que foi enviada com erro anteriormente.
  • Agora abra esta nova declaração, vá nas fichas que possuem erros e as corrija. Corrija os erros de todas as fichas e se precisar inserir uma nova informação, abra uma nova ficha e a preencha.
  • Antes de finalizar e enviar, vá na opção “Verificar pendências”, localizado no menu “Fichas da declaração”, do lado esquerdo da tela, para conferir se está tudo certo desta vez.
  • Quando terminar todas as modificações e constatar que não existem pendências, clique em “Entregar declaração”.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.