FIES: Prazo para aditamento é prorrogado; confira

Portaria publicada na última sexta-feira, 27, estende o prazo para aditamento do FIES. O novo prazo se aplica apenas aos estudantes que assinaram contrato até o segundo semestre de 2017.

FIES: Prazo para aditamento é prorrogado
FIES: Prazo para aditamento é prorrogado (Imagem: FDR)

Estudantes com contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil assinados até dezembro de 2017 terão um novo prazo para o aditamento do FIES.

Na última sexta, 27, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo até o dia 30 de junho de 2022.

Aditamento Fies prorrogado

Através da Portaria 312/22  publicada na edição de sexta-feira, 27, do Diário Oficial da União, o FNDE estendeu o prazo para a renovação dos  contratos simplificados e não simplificados do primeiro semestre de 2022.

Além disso, segue também até o dia 30 de junho o prazo para a transferência integral de curso ou de instituição e para solicitar dilatação de prazo para utilizar o financiamento, respectivamente, referentes ao primeiro semestre de 2022.

O prazo foi estendido para evitar que os estudantes sejam prejudicados e possibilitar que um maior número continue usando o sistema, a renovação deve ser feita por meio do sistema SisFies.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo; além de fazer o procedimento pelo site, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação.

Já nos aditamentos simplificados, em que não são feitas alterações, a renovação é feita de forma totalmente virtual após a validação feita pelo estudante no sistema.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito em duas etapas; inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

Essa prorrogação é válida exclusivamente para os contratos assinados até dezembro de 2017; no caso dos que foram assinados a partir de 2018 o calendário é definido pela Caixa e não pelo FNDE.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.