Número de brasileiros com cargos que poderiam ser feitos em home office surpreende; confira

O home office é uma prática que, aparentemente, chegou com tudo para ficar no Brasil. Algumas empresas já adotavam esse sistema que acabou se popularizando durante a pandemia e atende principalmente as mulheres.

Número de brasileiros com cargos que poderiam ser feitos em home office surpreende; confira
Número de brasileiros com cargos que poderiam ser feitos em home office surpreende; confira (Imagem: FDR)

O home office é uma prática que, aparentemente, chegou com tudo no Brasil. Algumas empresas já adotavam a atividade remota.

Mas, esse sistema que acabou se popularizando durante a pandemia e atende principalmente as mulheres.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta sexta-feira, 27, o número de trabalhadores em home office no Brasil é bastante significativo.

Atualmente o país tem cerca de 20,4 milhões de trabalhadores em ocupações que podem ser realizadas de forma remota; o número representa 24,1% do total de pessoas no mercado de trabalho atualmente.

Trabalho em home office no Brasil

Segundo os dados do Ipea, o perfil dos trabalhadores que estão atuando nessa modalidade de trabalho é o seguinte:

Mulheres (58,3%), pessoas brancas (60%), com nível superior completo (62,6%) e na faixa etária entre 20 e 49 anos (71,8%).

O contigente de ocupações de teletrabalho potencial, isto é, que poderiam ser realizadas de forma remota, é maior na zona urbana (26,6%).

Ainda assim, há cerca de 650 mil pessoas em teletrabalho potencial no campo, o que corresponde a 6,4% do total de ocupados na zona rural.

Mais da metade dos brasileiros ocupados potencialmente em home office estão na região:

Sudeste (27,7%), seguida pelas regiões Sul (25,7%) e Centro-Oeste (23,5%);  Nordeste e Norte têm os menores percentuais: 18,5% e 17,4%, respectivamente.

Nessa modalidade de trabalho as mulheres têm grande destaque, principalmente em Roraima, Maranhão e Piauí.

Nesses estados a presença feminina no trabalho home office oscila entre 64% e 66%.

Por outro lado, no Amapá, Santa Catarina e Ceará há um maior equilíbrio entre os a presença feminina em trabalho remoto, com números variando de 52% a 54%.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.