Tem saldo no FGTS? Descubra se vale a pena investir nas ações da Eletrobras

Trabalhadores que possuem saldo no FGTS podem aplicar 50% desse valor em ações da Eletrobras. A possibilidade acontece em meio ao processo de privatização da empresa. Por isso, é preciso estar atento a essa movimentação.

Para falar do assunto, a especialista em bem-estar financeiro, Rebeca Toyama, explica a importância da alfabetização financeira para quem deseja utilizar o valor na compra de ações da empresa.

Uso do FGTS em privatizações e educação financeira

Historicamente, o uso do FGTS em privatizações já aconteceu outras vezes, como com a Petrobras, em 2000; Vale do Rio Doce, em 2002; e a Petrobras mais uma vez, em 2010.

Para Rebeca Toyama, a oportunidade pode ser um bom negócio no que diz respeito ao estímulo dos brasileiros a realizarem investimentos e entenderem mais sobre o assunto.

“Os brasileiros não têm a cultura de planejar suas finanças pessoais, poupar e investir. Muito pelo contrário, pelos indicadores de endividamento e inadimplência notamos que o hábito de gastar antes de ganhar se faz mais presente”, comenta Rebeca Toyama, especialista em bem-estar financeiro.

Sobre as vantagens de investir principalmente em educação financeira, a especialista afirma: 

“Principalmente em períodos de inflação em alta, é necessário se ter uma boa base de conhecimento e habilidades financeiras para driblar a perda do poder de compra, principalmente para os assalariados e famílias de baixa renda. Mas aqui no Brasil existe o tabu sobre dinheiro, e as pessoas têm crenças que as distanciam da busca por conhecimento financeiro e até de oportunidades, e o prejuízo vai se acumulando a longo prazo”, revela Toyama.

Boas oportunidades de investimento do valor do FGTS

Ainda de acordo com Rebeca Toyama, a educação financeira trará boas noções de como o trabalhador pode desapegar das crenças limitantes e investir melhor o FGTS. Confira algumas dicas da especialista:

  • Dedique tempo a sua alfabetização financeira, busque conhecimento para aproveitar as oportunidades que estão disponíveis no mercado;
  • Invista em seu autoconhecimento para entender melhor seu processo de tomada de decisão;
  • Planeje seu bem-estar financeiro para garantir qualidade de vida no presente sem colocar seu futuro em risco;
  • Acredite na sua capacidade de influenciar seus resultados financeiros e seja altamente motivado para manter-se fiel a suas metas;
  • Controle seus impulsos de consumo e pense criativamente para enfrentar desafios inesperados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.