IBGE está com processo seletivo aberto; confira como participar

Mais processos seletivos foram abertos pelo IBGE para contratação de profissionais que vão atuar no Censo 2022. Ao todo as seleções oferecem 353 vagas em diversas localidades do país.

IBGE está com processo seletivo aberto; confira como participar
IBGE está com processo seletivo aberto; confira como participar (Imagem: FDR)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística abriu novos processos seletivos com vagas de emprego para o Censo 2022.

Os selecionados devem ter contrato com duração de cinco meses, podendo ser prorrogado, e atuarão com jornadas de 8 horas diárias, 40 semanais.

Do total de vagas, 74 são para Pessoas Pretas ou Pardas (PPP) e 21 para Pessoas com Deficiência (PcD).

Seleções IBGE

Nessas novas seleções o IBGE oferece 56 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) e 164 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS), distribuídas em 159 municípios, em 15 estados. Para esses dois cargos as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho.

O ACM será o responsável pelo gerenciamento do trabalho do posto de coleta.

Já o ACS será um profissional subordinado ao ACM e terá como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

Além desses dois cargos, outras 133 vagas de Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI), nesse caso serão atendidos 114 municípios de 14 estados.

Com exigência de ensino médio completo, a remuneração mensal oferecida é de R$2.100,00 para oAgente Censitário Municipal (ACM); e de R$ 1.700 para o Agente Censitário Supervisor (ACS) e para o Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI), mais auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

No caso dos ACAI as suas atribuições incluem: adotar as providências relativas à contratação; prorrogação de contratos e desligamento de recenseadores; colaborar na organização e na administração dos postos de coleta; incluindo o auxílio na instalação e configuração de equipamentos de informática dos postos e das subáreas.

Inscrições IBGE

Os interessados devem se inscrever nos processos seletivos dentro do prazo estabelecido através do preenchimento do formulário de inscrição.

A seleção vai acontecer através de análise de títulos e os resultados estarão disponíveis, de acordo com o cronograma de cada seleção no Portal do IBGE.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.