Enem 2022: último dia para pagamento da taxa de inscrição está chegando; confira data

Estudantes têm até amanhã, 27, para fazer o pagamento da taxa do Enem 2022. A confirmação de inscrição é feita apenas depois que o valor é recebido pelo INEP; saiba como fazer o procedimento.

Enem 2022: amanhã é o último dia para pagamento da taxa de inscrição
Enem 2022: amanhã é o último dia para pagamento da taxa de inscrição (Imagem: FDR

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 foram encerradas na última semana.

E o prazo para pagamento da taxa de R$ 85 acaba nessa sexta-feira, 27; quem não fizer o pagamento ficará de fora do Enem 2022.

Pagando a taxa do Enem 2022

Nessa edição os participantes podem escolher entre três formas e pagamento: PIX, cartão de crédito ou boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Para escolher como pagar a taxa você deve acessar a Página do Participante  e fazer o login.

Após isso, basta ir na aba “Pagamentos/Isenção” e selecionar uma opção. Lembrando que não é possível alterar a opção de pagamento depois de ter selecionado uma.

No caso do PIX, o pagamento é feito através de QR code ou código gerado na Página do Participante; para uso do cartão de crédito o sistema utiliza prestadoras de pagamento (Mercado Pago ou PicPay).

Nas duas há uma cobrança de taxa administrativa no valor de R$ 2,54 (2,99%), por parte das operadoras.

Para quem selecionar o cartão de crédito é possível dividir o valor da inscrição em 12X, sendo que há um acrescimento da taxa de serviço da operadora.

No caso do boleto, após selecionar essa opção o sistema gera a GRU e você pode fazer o pagamento em qualquer instituição bancária, casa lotérica ou aplicativos bancários.

Por dentro do Enem

São mais de duas décadas de exame, que acabou se tornando a principal porta de entrada no ensino superior; podendo ser utilizado em seleções como o ProUni, Fies e Sisu.

O exame é formado por 180 questões objetivas, que estão dividias em quatro áreas do conhecimento e são aplicadas em dois dias de exame; além de uma redação.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.