Encceja: Inscrições já estão abertas; saiba mais sobre o exame

Exame que certifica o término da educação básica vai acontecer no dia 28 de agosto. As provas do Encceja são voltadas a quem deseja o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Encceja: Inscrições já estão abertas; saiba mais sobre o exame
Encceja: Inscrições já estão abertas; saiba mais sobre o exame (Imagem: FDR)

Na última semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no D.O.U o edital do Encceja 2022, hoje, 24, as inscrições foram iniciadas e seguem até o próximo dia 4 de junho.

As provas dessa edição, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, acontecerão no dia 28 de agosto e serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.

Encceja 2022

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é voltado à certificação das competências necessárias para a conclusão das duas etapas da educação básica.

Assim, a participação que é gratuita e voluntária é destinada aos jovens e adultos que não concluíram a educação básica.

Ou seja, com idade a partir de 15 anos e que desejam a certificação no ensino fundamental; e a partir de 18 que desejam o certificado de conclusão do ensino médio.

É importante lembrar que esses certificados são válidos para qualquer processo seletivo, seja de emprego ou de ingresso no ensino superior.

A última edição do exame foi a de 2020, que acabou sendo aplicada ano passado por conta da pandemia.

Para quem estava inscrito, mas, acabou faltando, não será necessário pagar a taxa de ressarcimento.

Segundo o Inep, essa medida foi tomada por conta do contexto de aplicação da última prova, que aconteceu em um momento em que o Brasil ainda estava em plena pandemia de covid-19.

No entanto, o participante terá que justificar a sua ausência.

Inscrição Encceja 2022

O período de inscrições segue aberto até o dia 4 de junho para participar é necessário fazer a inscrição pelo Site Oficial do Exame.

Durante o processo de inscrição o participante precisa selecionar em que município vai fazer a prova e se necessita de atendimento especializado.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.