Dia dos Namorados 2022: brasileiros devem gastar em média 221; confira dicas para economizar

Pontos-chave
  • Grande parte das pessoas levarão em conta o preço no momento da compra;
  • O Dia dos Namorados deve movimentar bilhões no comércio;
  • Algumas medidas podem ser tomadas para economizar na data.

Em 12 de junho, o país celebra o Dia dos Namorados. Os brasileiros já estão na procura de presentes para essa data. Segundo levantamento realizado pela Shoppe, plataforma de comércio eletrônico, a intenção média de gasto para o evento é de R$ 221.

Dia dos Namorados 2022: brasileiros devem gastar em média 221; confira dicas para economizar
Dia dos Namorados 2022: brasileiros devem gastar em média 221; confira dicas para economizar (Imagem: Montagem/FDR)

A pesquisa revela que 35% dos participantes pretendem comprar algo com três semanas ou mais de antecedência do Dia dos Namorados.

Entre os produtos mais desejados, estão os calçados, acessórios, roupas e perfumes. O mapeamento contou com a participação de mais de 1.500 brasileiros de todas as regiões do país.

Segundo o responsável pelo Marketing da Shopee, Felipe Piringer, no levantamento, foi identificado que o brasileiro deseja presentear, mas considerará muito o orçamento que possui em mãos.

Piringer destaca que 63% dos entrevistados informaram que, no momento da escolha, considerarão o preço.

Também foi observado que, para reter esse usuário no ambiente eletrônico, a experiência de compra na plataforma se apresenta cada vez mais importante.
Entre os participantes, 51% disseram que, primeiramente, definirão o produto desejado. Após isso, essas pessoas buscarão a loja com a melhor oferta.

Já 32% dos entrevistados estabeleceram um orçamento para fazer a pesquisa de produtos interessantes. Do total, 12% decidem pela faixa de preço e, assim, pesquisam o item dentro de alguma loja específica.

Por fim, 7% dos participantes alegaram que, ao presentear, gerar uma surpresa boa será o mais importante para escolher o produto.

Ao serem perguntados sobre as categorias de produtos que planejam comprar para o Dia dos Namorados, estes foram os itens desejados: calçados (20%), acessórios de moda (14%), roupas e produtos de saúde e beleza (13%), e joias e relógios (12%).

Dia dos Namorados 2022 deve movimentar bilhões

Neste ano, o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 18 bilhões, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL), realizada em 27 capitais.

De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados pretendem comprar presentes para a data comemorativa.

A pesquisa revela que 56% dos consumidores asseguram que devem comprar um único presente, enquanto 31% planejam comprar dois itens. A média é de 1,5 presentes.

O levantamento ainda aponta que, sobre os gastos pretendidos, 34% pretendem gastar mais este ano do que no ano passado. Os principais motivos citados são: comprar um presente melhor (64%), a elevação nos preços dos produtos (40%), e melhora de salário (30%).

As pessoas podem pesquisar preços na internet antes de realizar compras para o Dia dos Namorados
As pessoas podem pesquisar preços na internet antes de realizar compras para o Dia dos Namorados (Imagem: Montagem/FDR)

Dicas para economizar no Dia dos Namorados 2022

Por ser uma data simbólica, utilizada para demonstrar o amor de uma pessoa pela outra, muitos farão compras para o Dia dos Namorados. Diante da dificuldade financeira enfrentada no país, algumas medidas podem ser tomadas para economizar nesse evento. Confira:

  • Estabeleça um limite para o valor: antes de decidir pelo presente, vale estabelecer quanto pode ser gasto. Dentro do orçamento, a pessoa deve verificar a quantia que pode ser gasta para o evento, de modo a não prejudicar futuramente.
  • compare e pesquise preços: caso o cidadão compre algum item pessoalmente, é recomendável pesquisar o valor pela internet. Ou seja, em vez de comprar no primeiro estabelecimento que encontrar, vale pesquisar o mesmo produto em lojas variadas.
  • Use a criatividade: para surpreender a pessoa amada, o interessado pode customizar o presente. Neste sentido, o cidadão pode criar algo que seja especial para o casal. Esse presente pode ser acompanhado de uma carta, por exemplo.
  • Faça um jantar especial: em vez de comprar algum produto, a pessoa pode realizar um jantar em casa. O interessado pode fazer algum prato que seja o favorito do casal. Ainda é possível usar a imaginação para decorar o ambiente.
  • Compre de alguma pessoa próxima: para variar, o interessado pode comprar algum item de familiares ou conhecidos que produzem, por exemplo, doces, trabalhos manuais ou artesanato. Diversos profissionais podem fazer promoções nesse período especial.
  • Não deixe para a última hora: quanto mais próximo da data, os preços podem ficar mais altos. Sendo assim, é recomendável que a pessoa realize a compra o quanto antes.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.