Dívidas? Descubra 6 dicas de como sair do vermelho e economizar

Estar endividado é uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, conhecer formas de como sair do vermelho e economizar são sempre dicas bem-vindas.

Segundo levantamento feito pela Proteste, 70% dos brasileiros se encontram endividados. Por essa razão, o especialista da fintech Beblue compartilhou 6 dicas de como tentar vencer as dívidas, confira:

1 – Anote suas dívidas

O primeiro passo a se dar para sair definitivamente do vermelho é controlar aquilo que foi gasto. É importante ter um mapeamento do que precisa ser pago. Por isso, anote o número de parcelas, juros, o que já foi pago e o que resta a pagar. 

2 – Corte gastos 

Não é novidade que cortar alguns gastos, principalmente os que estão ligados a hábitos do dia a dia, acabam ajudando no orçamento. Sendo assim, verifique o que pode ser evitado na sua rotina. Substituir hábitos mais caros por opções mais baratas é uma boa opção, como ao invés de comer sempre fora em determinado restaurante mais caro por conta da correria da rotina, tirar um tempo para fazer suas marmitas da semana.

3 – Negocie o que está em atraso

Para garantir linhas de créditos, negocie as dívidas em atraso, tente pagá-las em pequenas parcelas, verificando seus juros, e assim ganhe mais flexibilidade na vida financeira. 

4 – Utilize serviços de cashback

Hoje, o cashback, conhecido como dinheiro de volta, caiu no gosto do consumidor. Essa pode ser uma boa opção para você que tem tentado economizar, sendo assim, realizar as compras ou pagar contas dentro de serviços como carteiras digitais que oferecem cashback pode ser de grande ajuda para você. “Na carteira digital do Beblue, por exemplo, os usuários podem comprar pelo aplicativo dos nossos parceiros e receber uma porcentagem de volta, além de conseguir gerenciar por lá todo o benefício”, explica Rafael Humberto.

5 – Procure ofertas e descontos na hora de comprar algo novo

Planejamento pode ser um clichê, mas é realmente essencial quando pensamos em adquirir um item novo. Sendo assim, pesquise, procure ofertas e descontos na hora de escolher o produto. 

6 – Organize-se para guardar dinheiro

O momento não parece próprio, mas apesar da alta da inflação e com o aumento do custo de vida em muitos lugares do país, é importante tentar manter uma organização financeira, e caso seja possível, guardar dinheiro. “Muitas vezes, compras e dívidas aparecem em caráter de urgência e precisamos estar preparados para essas situações. Então, construa uma planilha financeira, anote os gastos fixos e veja se consegue guardar valores pequenos, mês a mês. Assim, aos poucos, você conseguirá ter uma reserva para necessidades emergenciais, como compras que possam aparecer em caráter de urgência”, finaliza o executivo. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.