Concursos 2022: Ibama está com mais de 1.000 vagas em diferentes locais; confira

Cresce a lista de concursos 2022 no Brasil, no caso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. São 17 estados atendidos. As vagas são temporárias; saiba mais.

Concursos 2022: Ibama está com mais de 1.000 vagas em diferentes locais; confira
Concursos 2022: Ibama está com mais de 1.000 vagas em diferentes locais; confira (Imagem: FDR)

Após divulgar os resultados do seu último processo seletivo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou abertura de mais 1.143 vagas temporárias para combate a incêndios ambientais em diversos estados do Brasil.

As contratações temporárias foram autorizadas pela Portaria nº 916, de 14 de abril de 2022 com base na declaração de estado de emergência ambiental feita pelo Ministério do Meio Ambiente para as áreas consideradas críticas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Concursos 2022 Ibama

A seleção vai contratar temporariamente profissionais que vão atuar nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

As vagas são para:

Brigadista: com salários de R$1.212

Os contratados serão responsáveis pela prevenção, preparação e combate aos incêndios em florestas e áreas monitoradas.

Chefe de esquadrão: com remuneração mensal no valor de R$6.060

Enquanto o chefe de esquadrão estará responsável pelas questões administrativas relacionadas à brigada; também coordena a hierarquia do comando.

Para participar da seleção os candidatos precisam ter acima de 18 anos e no máximo 59 anos e ter o ensino fundamental completo.

A seleção vai acontecer através de análise de currículo, que deve ser preenchido de acordo com as especificações do edital; teste físico, onde os participantes terão que completar o circuito de exercícios elaborado.

Inscrições Ibama

Para saber mais sobre o processo seletivo e se inscrever, acesse a Página de Editais do Ibama, lá você poderá conferir o edital de acordo com o estado que deseja concorrer.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.