Mais inclusão no vestibular 2023 da Unesp, a prova terá um novo recurso que deve permitir que mais estudantes participem. As inscrições acontecerão de 5 de setembro a 10 de outubro desse ano.
No próximo processo seletivo a Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai ser a primeira instituição de ensino superior de São Paulo a oferecer a prova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Unesp está em processo de elaboração do manual do candidato do vestibular 2023 que já deve apresentar esse novo recurso.
“O investimento em políticas que visem a garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência à universidade revela a iniciativa de se criar ambientes e promover ações sociais que não excluam certos tipos de corpos e mentes. A deficiência em si não é o que inviabiliza o acesso das pessoas com deficiência à universidade, mas sim as barreiras arquitetônicas e sociais que lhes são impostas pela sociedade”, destaca a professora Angélica Rodrigues, docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara.
Inclusão no vestibular 2023 da Unesp
O processo seletivo da instituição é organizado e aplicado pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp), responsável pelo planejamento e realização do exame.
Atualmente, a Vunesp já busca a inclusão ao adotar medidas que atendam a pessoas com deficiência sensorial, como cegueira ou baixa visão, oferecendo, por exemplo, a possibilidade de acesso a provas em formato ampliado ou em braile.
Agora, com o uso de Libras, o processo seletivo poderá atender também aos cerca de 5% da população surda do Brasil, sendo que parte dela usa a Libras como auxílio para comunicação.
Segundo dados do IBGE, o país tem 10 milhões de pessoas com eficiência auditiva, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.
No país, cerca de 7% da população surda possui ensino superior, ações como a adotada pela Unesp devem aumentar esse percentual ao possibilitar uma maior inclusão.
Essa é mais uma das ações voltadas à inclusão que a Universidade Estadual Paulista tem adotado nos últimos anos; entre 2021 e 2022, a Pró-Reitoria de Graduação lançou dois editais, no valor de R$ 7 milhões, para aquisição de equipamentos digitais e outros recursos de tecnologia assistiva, a serem alocados nas bibliotecas, salas de aula e laboratórios didáticos.
“Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação definiu como uma de suas metas no plano de Desenvolvimento Institucional a tradução do vestibular para Libras”, diz a Pró-Reitora de Graduação, Célia Maria Giacheti.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.