Uber: pagamento em dinheiro terá importante alteração para o usuário; entenda

Nesta segunda, 23, a Uber anunciou o lançamento de uma nova ferramenta de segurançaque será acionada quando algum passageiro optar por pagar a corrida em dinheiro. O passageiro deverá tirar uma foto do rosto, a famosa selfie, antes de pedir a corrida.

A empresa explicou que esta foto não será compartilhada com o motorista e nem irá passar por verificação biométrica, porém, ela será armazenada no servidores da Uber para caso seja necessário, ser usada para consultas de autoridades.

A nova ferramenta que recebeu o nome de “U-Selfie” ainda está em fase experimental e neste momento apenas alguns usuários que optarem por pagar em dinheiro terão que enviar a sua selfie.

De acordo com pesquisas internas da Uber, este recurso estava entre os mais pedidos e foi concebido com objetivo de melhorar a segurança dos motoristas parceiros.

Segurança

A Uber também utiliza outras ferramentas de verificação de usuários como verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e a verificação de documentos pessoais como RG ou CNH através da foto.

A empresa está comunicando diversas medidas nos últimos meses. Em abril, a Uber passou a informar aos motoristas o endereço de destino detalhado dos passageiros antes mesmo dele aceitar a corrida. Antes da mudança, grande parte dos motoristas parceiros ficavam sabendo apenas a região do destino do usuário.

Já no Rio de Janeiro foi anunciado a integração do botão “Ligar para a polícia” do app da Uber com o atendimento 190, que pode ser usado tanto pelo motorista quanto pelo usuário.

Ao ativar o botão, a localização e os dados dos passageiros são passados para as autoridades, sem precisar de comunicação verbal.

Uber

Uber Technologies Inc. é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.