Programas de Jovem Aprendiz devem ‘bombar’ nos próximos meses; entenda

Com o Programa Jovem Aprendiz é possível viver a oportunidade de primeiro emprego. Mas, a pandemia afetou o número de participantes que acabou sendo reduzido.

Programas de Jovem Aprendiz devem 'bombar' nos próximos meses; entenda
Programas de Jovem Aprendiz devem ‘bombar’ nos próximos meses; entenda (Imagem: FDR)

Conseguir o primeiro emprego pode ser um grande desafio para o jovem, é justamente nesse quesito que o Programa Jovem Aprendiz entra ao oferecer vagas de trabalho aliada a cursos de aprendizagem.

Esse combo ajuda os jovens a adquirem experiência e ao mesmo tempo conhecimento teórico.

Queda no Programa Jovem Aprendiz

Mesmo sendo um programa tão importante, durante a pandemia o número de vagas para o programa em todo o Brasil acabando diminuindo. Segundo o Ministério da Economia, o número de aprendizes no país chegou a 460 mil em 2021.

Esse número é menor que o registrado antes da pandemia, mas já representa um avanço se comparado com o ano de 2022 quando houve uma queda para 372 mil jovens.

O programa passa por mudanças, mas, de modo geral as empresas de médio e grande porta têm uma cota de aprendizagem que devem cumprir, esse percentual é de no mínimo, 5%, e, no máximo, 15%, de aprendizes.

O programa passa por atualizações, o  que pode, para algumas pessoas, fazer com que o número de vagas seja retomado.

“O programa passa por constante evolução e adequação às necessidades do mercado de trabalho e do jovem. Atualmente, estamos promovendo uma série de ajustes e melhorias para introduzir, de uma forma mais “orgânica”, as mudanças e inovações tecnológicas em nossos cursos”, comenta Isana Tenório, Coordenadora de Educação do Senac.

Inclusive, o programa tem muita importância no sentido de minimizar as desigualdades sociais, pois, têm uma preocupação em oferecer vagas para as pessoas eu se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Vale lembrar que Programa Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei da Aprendizagem, que trata dos direitos e deveres do empregado e do empregador.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.