Com o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2022 chegando ao fim, restam muitas dúvidas entre os contribuintes. Uma das principais é quanto ao acompanhamento da análise do documento enviado à Receita Federal. Afinal, como o contribuinte pode consultar o status da sua declaração? Confira a seguir.
Consulta do status da declaração
A Receita Federal permite que o contribuinte acompanhe o processamento da sua declaração de Imposto de Renda. Dessa forma, ele poderá se adiantar caso haja alguma pendência, corrigindo os erros ou acrescentando informações que faltaram, ou saber se poderá receber a restituição no próximo lote, caso a declaração tenha sido aceita e haja valores a receber.
Esse acompanhamento é feito através do extrato do Imposto de Renda, que pode ser consultado no site da Receita Federal, através do e-CAC. Veja o passo a passo:
- Primeiramente, o contribuinte deve ter um código de acesso, necessário para conferir o extrato. Para gerar o código, entre na página do e-CAC e clique em “Saiba como gerar o código de acesso”.
- No campo de “Pessoas Físicas”, clique em “Acesse aqui para gerar o código”.
- Informe o CPF e a data de nascimento e transcreva os caracteres. Clique em “Avançar”.
- Informe os números de recibo do IRPF requisitados. Caso tenha entregue declaração retificadora, o número de recibo da última declaração retificadora enviada é que deverá ser informado.
- Crie uma senha e clique em “Gerar código”.
- Novamente na página do e-CAC, informe o CPF, a senha criada e o código de acesso gerado e clique em “Avançar”.
- Dentro da plataforma, clique na aba “Declarações e Demonstrativos”. Depois, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
Na parte de “Alertas”, aparecerá o status do processamento da sua declaração. Veja o que significa cada mensagem:
- Em processamento: sua declaração foi recebida, mas a Receita ainda está processando ela.
- Processada: a Receita já processou a sua declaração, mas ainda não emitiu um resultado.
- Em fila de restituição: a declaração foi processada e o contribuinte terá direito à restituição, que ainda não foi creditada.
- Com pendências: foram encontradas pendências na declaração, ou seja, o contribuinte caiu na malha fina. Ele deve corrigi-las, alterando, acrescentando ou retirando informações.
- Em análise: a Receita encontrou pendências, enviou uma notificação para que o contribuinte forneça documentos e está à espera deles.
- Retificada: o contribuinte enviou uma declaração retificadora, que está sendo processada.
- Cancelada: a declaração foi cancelada, por decisão do governo ou do contribuinte, encerrando os seus efeitos legais.
- Tratamento manual: a declaração está sendo processada e a Receita Federal entrará em contato por correspondência.