Imposto de Renda: descubra onde encontrar o número do recibo da declaração

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 termina em breve, no próximo dia 31. Nesta reta final ainda surgem dúvidas importantes entre os consumidores, como onde conseguir o número do recibo da declaração do ano passado? Este número composto por 12 dígitos, mesmo não sendo obrigatório para a declaração original, é necessário para o caso de fazer a retificação da declaração. Saiba como obtê-lo.

O contribuinte tem quatro possibilidades de obter o número do recibo da declaração do IR do ano anterior: Em seu computador ou no celular/tablet que utilizou para mandar a declaração; através do portal e-CAC da Receita; por meio da conta gov.br com níveis Prata ou Ouro, ou nas unidades da Receita Federal mediante agendamento.

Sabia como fazer

  • Computador ou dispositivo móvel 

Se a declaração foi gravada e enviada através de um computador, a informação fica armazenada na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas”, criada no ano em que o contribuinte declarou. Se este for seu caso, o contribuinte deve acessar estes dados através do próprio programa da Receita do ano em questão, clicando em “Declaração”, “Imprimir” e depois em “Recibo”.

Vale destacar que o recibo fica salvo no programa relativo ao ano que a declaração foi enviada. Se caso você esteja precisando do recibo do ano passado, ano base 2020, deve  acessar o programa usado para enviar a declaração daquele ano.

  • e-CAC

Caso você não tenha mais acesso ao tablet ou computador que usou para evitar a declaração, basta acessar o portal e-CAC da Receita para pegar o número do recibo. Ao acessar, será preciso informar o CPF, o código de acesso válido por dois anos e a senha.

  • Conta gov.br

Outra maneira é através da conta gov.br. Nesta opção é necessário ter acesso nível prata ou ouro para ter conseguir conferir as informações. Acessando o e-Cac com a conta gov.br de nível Prata ou Ouro, clique em em “Meu Imposto de Renda” e serviço “Cópia do Recibo de Entrega”.

  • Unidades da Receita Federal

A última opção para obter o recibo é necessário ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal mais perto de você.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.