Consumidores que não possuem cartão de crédito ou limite para grandes compras possuem outra alternativa de pagamento.
Cerca de 60% dos consumidores brasileiros não possuem opções de crédito, para estes a modalidade conhecida como BNPL, ou crediário digital, se torna uma alternativa convidativa.
Apesar da popularização dos neobanks terem promovido uma maior inclusão financeira nos últimos anos, a tecnologia não conseguiu levar condições de compra para todos. Isso porque, de acordo com o Banco Central, pelo menos 48 milhões de brasileiros não possuem conta bancária, e muitos destes não possuem poder de compra, não podendo adquirir itens mais caros.
Crediário Digital é a nova versão do carnê
O crediário digital ou BNPL (Buy Now Pay Later) surge como uma alternativa de se tornar um meio de pagamento mais democrático e possível para pessoas que não possuem opções de crédito.
O BNPL permite o pagamento parcelado via boleto bancário para o consumidor mesmo sem o cartão de crédito ou conta bancária.
Fintech pioneira na modalidade no Brasil
A Provu é a primeira fintech da modalidade no Brasil. A empresa realizou uma pesquisa com pessoas de todo país que utilizaram o método de pagamento e de acordo com os dados coletados 32,4% não utilizam nenhum tipo de cartão de crédito para fazer suas compras e não conseguem pagá-las de forma parcelada e 9,14% sequer é correntista de algum banco.
Ainda de acordo com o estudo, os respondentes recorreram ao BNLP por diferentes motivos: 37,6% declararam que tinham curiosidade e interesse em conhecer esse novo método de parcelamento; já 36,4% deles não tinham limite disponível para compra; e 23,6% não fazem uso de cartão de crédito. O levantamento ainda mostra que 46,3% dos clientes compraram produtos eletrônicos (como celulares, notebooks e tablets) e 37,2% adquiriram eletrodomésticos (como geladeira, televisão, máquina de lavar roupas). Para 45,5%, o que chamou atenção foi a facilidade na hora da compra; 29,7% gostaram do número de parcelas disponíveis para compra e 16,1% por não depender ou precisar utilizar o limite do cartão de crédito.
Nos últimos meses de 2021, o Provu Parcelado cresceu em 95%. Para 2022, o objetivo da fintech é promover o crescimento em 10 vezes do volume de vendas do produto.