13º salário do INSS volta a ser concedido em maio; veja quem recebe

Atenção para o 13° salário do INSS que volta a ser concedido em maio, a partir do dia 25. Com o fim do cronograma de pagamentos da primeira parcela, o Instituto Nacional do Seguro Social irá iniciar o pagamento da segunda parcela para seus beneficiários. 

Quem recebe o 13° salário do INSS

Os segurados do INSS que já receberam a primeira parcela do 13° salário irão receber a segunda parcela. Apenas ficarão de fora da segunda parcela do abono natalino, aqueles segurados de benefícios pagos pelo INSS que já não receberam a primeira parcela.

Para os segurados que contam com benefício concedido após janeiro, o abono natalino recebido será proporcional aos meses que receberão o benefício mensal em 2022.

Os segurados que estão na concessão do benefício em maio, ou nos próximos meses, devem receber o 13° salário em uma única parcela somente em novembro

É importante que os segurados estejam atentos à informação de que podem existir diferenças entre as parcelas, como exemplo do desconto do Imposto de Renda. Para aposentados com até 64 anos de idade, pode ter o desconto aqueles que ganham mais que R$ 1.903,98 mensais, enquanto para aqueles com mais de 65 anos, o desconto acontece para quem possui ganhos mensais superiores a R$ 3.807,93.

Calendário da segunda parcela do 13° salário do INSS

Calendário da segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo:

Cartão final Recebe dia
1 25 de maio
2 26 de maio
3 27 de maio
4 30 de maio
5 31 de maio
6 1 de junho
7 2 de junho
8 3 de junho
9 6 de junho
0 7 de junho

 

Calendário da segunda parcela para quem ganha acima de um salário

Cartão final Recebe dia
1 e 6 1 de junho
2 e 7 2 de junho
3 e 8 3 de junho
4 e 9 6 de junho
5 e 0 7 de junho

 

Consulta dos valores

Para consultar os valores a serem recebidos, os segurados podem ir até o site Meu INSS ou realizar a consulta através do aplicativo de mesmo nome disponível para celulares Android e iOS.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.