Restituição do IR: 3 dicas valiosas para usar o dinheiro do jeito certo

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022 será pago neste mês de maio, no dia 31. O cronograma de restituição do Imposto de Renda terá ao todo cinco lotes, de maio a setembro. Mas a dúvida que resta é: como fazer bom uso desse dinheiro?

Muita gente está com muita expectativa para receber o dinheiro da restituição de imposto de renda, afinal, ninguém gosta de pagar imposto, então qualquer dinheiro que volte é uma alegria só!

Porém, não adianta receber o dinheiro e sair torrando tudo sem planejar, não é mesmo? Se você é leitor assíduo da coluna Interpretando, já sabe que meu objetivo aqui com os artigos é ajudar o leitor a fazer um planejamento financeiro inteligente e viver em paz com o dinheiro.

Quitação de Dívidas

Na vida financeira você deve se esforçar ao máximo para evitar pagar juros. Pelo contrário, esforce-se para descobrir meios para que te paguem juros e assim, você faça o dinheiro trabalhar para você.

Logo, se você tem dívidas que estão enrolando o seu orçamento e te deixando sufocado mensalmente, como cheque especial os juros decorrentes do pagamento do mínimo da fatura do cartão de crédito, o ideal é usar a restituição para colocar as finanças em ordem. Esses tipos de dívidas não são inteligentes e corroem o seu bolso.

Reserva de Emergência

Os imprevistos acontecem e quando não temos nenhum dinheiro guardado, ficamos desesperados buscando alternativas para arrumar como pagar as despesas. E esse desespero pode acabar ocasionando dívidas impagáveis, a taxas altíssimas e que custarão muitas noites de sono perdidas e falta de paz.

Antes de sair comprando um aparelho de celular novo ou algum item de desejo, reserve uma parte da sua restituição para formar uma reserva que te dê tranquilidade para lidar com custos emergenciais.

Reserva dos Sonhos

O dinheiro é uma ferramenta e tanto! Se bem manejada, permitirá a realização de muitos sonhos. Faça uma lista dos seus sonhos, coloque em ordem de prioridade e escreva ao lado a sua expectativa de data para realizá-los.

O ser humano é o único ser vivo que se esquece e não sabe o que fazer. Você nunca verá um gato esquecendo-se de correr atrás do rato ou sem saber como se equilibrar em cima de um muro estreito. Mas curiosamente, o ser humano possui essas duas características que o distingue de todos os outos animais.

No uso do dinheiro, não é diferente. As pessoas acabam gastando o dinheiro de forma automática e buscando satisfazer prazeres imediatos que os afastam cada vez mais da realização daqueles projetos que realmente importam.

Se você nunca fez uma reserva para a realização dos seus sonhos, você pode começar assim que receber o dinheiro da sua restituição de imposto de renda. Se você não sabe como começar a investir esse dinheiro, comece lendo os artigos aqui do portal sobre investimentos para iniciantes.

Você pode viver uma vida tranquila com o dinheiro, mesmo não sendo milionário. Você pode viver sem dívida e conquistar seus projetos com um planejamento financeiro intuitivo.

Continue acompanhando os artigos da minha coluna e qualquer dúvida, você pode enviar uma pergunta para mim, clicando aqui.