Fundos imobiliários: decisão da CVM faz fundo subir 0,42%; entenda o que aconteceu

Nesta quarta-feira (18), o Maxi Renda (MXRF11), um dos maiores fundos imobiliários em número de cotistas, fechou a sessão em alta de 0,42%, a R$ 9,58. Isso acontece um dia após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidir que é regular a distribuição de dividendo com base no regime caixa.

publicidade
Fundos imobiliários: decisão da CVM faz fundo subir 0,42%; entenda o que aconteceu
Fundos imobiliários: decisão da CVM faz fundo subir 0,42%; entenda o que aconteceu (Imagem: Montagem/FDR)

Em janeiro deste ano, a CVM publicou uma decisão sobre o Maxi Renda. A Comissão proibiu a distribuição de rendimentos com base em regime caixa, no excedente do lucro contábil.

No mês seguinte, o fundo imobiliário apresentou solicitação de efeito suspensivo da medida. Diante disso, o mercado esperava pela decisão definitiva da Comissão sobre a questão.

publicidade

Na ocasião, de acordo com a área técnica da Comissão, a administração do MXRF11 oferecia aos cotistas rendimentos baseados no lucro caixa do FII — mesmo quando essas quantias superavam o lucro contábil.

Houve a compreensão de que essa distribuição não poderia ser realizada na classificação de rendimentos, mas como amortização ou devolução do dinheiro investido pelos cotistas.

Mesmo que a decisão tenha sido para um fundo imobiliário, o mercado demonstrou apreensão. Isso por conta da possibilidade de jurisprudência da decisão — de forma a servir de base para todos os FIIs.

Apesar da preocupação, segundo recente ata da reunião do colegiado, o tratamento contábil na oferta de lucro caixa excedente em prejuízos ou lucros acumulados — e não como amortização de cotas integralizadas — é legal. O entendimento tem validade para toda a indústria de fundos imobiliários.

Decisão da CVM tende a favorecer o setor de fundos imobiliários

Segundo análise de analistas da XP, a decisão da Comissão é favorável, em geral, para o setor de fundos imobiliários. Os principais beneficiados são os investidores, de acordo com a corretora.

Os especialistas alegam que a medida recente desfaz qualquer mudança jurídica, e especialmente fiscal que poderia acontecer caso fosse mantida a primeira decisão do Colegiado.

publicidade

No pregão desta quarta-feira, o Ifix, índice que engloba os principais fundos imobiliários da bolsa de valores brasileira, operou estável. O índice fechou a sessão em elevação de 0,03%, a 2.777 pontos.

O Maxi Renda, alvo dessa polêmica, é o maior FII do país em número de cotistas, com 506 mil.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.