Descubra qual corretora de investimentos tem o melhor atendimento do Brasil

No mês de abril, houve uma piora no atendimento aos clientes de corretora de investimentos. Conforme índice de mede a qualidade desse serviço, criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a consultoria Toluna, em relação a março, a percepção favorável desses clientes recuou 2,38%.

Descubra qual corretora de investimentos tem o melhor atendimento do Brasil
Descubra qual corretora de investimentos tem o melhor atendimento do Brasil (Imagem: Montagem/FDR)

Para o desenvolvimento do levantamento, nove critérios foram avaliados:

  • Eficiência, que analisa a facilidade de utilização dos serviços da plataforma de investimentos;
  • Disponibilidade, que se refere a problemas no site ou aplicativo;
  • Realização, que avalia os prazos de concretização das operações;
  • Privacidade, que considera a segurança de dados e informações de usuários;
  • Responsabilidade, que leva em consideração a resolução de possíveis problemas;
  • Aconselhamento, que analisa a clareza e resultados do que é orientado ao cliente, pelos funcionários da corretora;
  • Valor percebido, que avalia a transparência e competitividade dos diversos custos;
  • Lealdade, que leva em conta a recomendação a amigos e parentes da plataforma de investimentos.

Dos nove critérios analisados, a maioria apresentou melhora. Contudo, a variação negativa dos demais critérios puxaram o resultado mensal para baixo. Estas foram as avaliações de atendimento em abril, ante março:

  • Responsabilidade: 59,00%
  • Disponibilidade: 15,17%
  • Privacidade: 4,94%
  • Aconselhamento: 0,66%
  • Lealdade: 1,21%
  • Valor Percebido: -7,32%
  • Contato: -6,39%
  • Realização: -14,41%
  • Eficiência: -10,96%

Segundo a pesquisa, 44,47% dos investidores apontaram que utilizam bancos como primeira opção para aplicação. Já as corretoras são a primeira opção para 55,52% dos investidores.

No mês anterior, 47,2% utilizam os bancos, e 52,80% utilizavam as plataformas de investimentos.

Qual corretora de investimentos tem o melhor atendimento do Brasil

Entre as plataformas consideradas, a XP foi a melhor avaliada pelos clientes. Logo depois, aparecem o Nubank e Inter.

A outra ponta, a corretora de investimentos com a pior avaliação foi a Clear. A plataforma com a pior evolução foi a Modalmais, com diminuição de 6,4% em comparação a março.

Estas foram os resultados das corretoras de investimentos no mês de abril:

  1. XP: índice de 3.90 (contra 3.95 em março)
  2. Nubank: índice de 3.86 (contra 3.92 em março)
  3. Inter: índice de 3.84 (contra 3.98 em março)
  4. Rico: índice de 3.83 (contra 3.80 em março)
  5. Modalmais: índice de 3.81 (contra 4.08 em março)
  6. BTG Pactual: índice de 3.79 (contra 3.89 em março)
  7. Clear: índice de 3.78 (contra 3.84 em março)

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.