Magazine Luiza (MGLU3) faz especialistas ficarem pessimistas; descubra o motivo

Nesta segunda-feira (16), o Magazine Luiza divulgou o balanço do primeiro trimestre deste ano. No período, varejista registrou prejuízo líquido de R$ 161 milhões. Esse ponto fez com que especialistas demonstrassem pessimismo, até mesmo para quem recomendava compra para as ações da empresa.

Magazine Luiza (MGLU3) faz especialistas ficarem pessimistas; descubra o motivo
Magazine Luiza (MGLU3) faz especialistas ficarem pessimistas; descubra o motivo (Imagem: Montagem/FDR)

No pregão desta terça-feira (17), após a divulgação dos resultados, as ações do Magalu apresentaram forte queda. No começo da sessão na bolsa de valores, os ativos registraram volatilidade — com abertura em queda, virando para aumento e depois voltando a recuar novamente.

Depois da abertura com leve queda, os papéis do Magazine Luiza passaram a despencar. No fechamento, as ações apresentaram queda de 11,46%, a R$ 3,94.

Analistas demonstram pessimismo após divulgação de números do Magazine Luiza

Segundo analistas da Genial Investimentos, uma despesa financeira maior fez com que com que o lucro líquido do Magalu ficasse 23% abaixo do previsto.

A corretora alega que a empresa reportou um aumento anual de 12% em suas vendas totais, a R$ 14,1 bilhões. Este resultado ficou 1% acima das projeções.

A Genial alega que, contudo, mesmo que a cifra esteja conforme o esperado, a dinâmica entre as linhas de varejo surpreendeu. As lojas físicas (lojas tradicionais e virtuais) desempenharam 2,7% acima do estimado.

De acordo com a casa, esse primeiro trimestre deve indicar uma dinâmica que, possivelmente, se repetirá durante este ano: um crescimento uniforme entre suas linhas. A razão é porque a base do e-commerce, em dois anos, subiu quase 150%.

A casa destaca que a margem líquida foi afetada por um resultado financeiro líquido mais pesado.

“Não deu para fugir do impacto inflacionário do período e, infelizmente, não vimos um ganho de produtividade salvando a linha de despesas com vendas ainda nesse primeiro trimestre”, afirma a Genial.

A XP Investimentos, por sua vez, ressaltou resultados mistos. A corretora indicou “um crescimento pressionado pelo cenário macro e queima de caixa”.

Os analistas informam que o prejuízo líquido superou R$ 99 milhões com maiores despesas financeiras — frente à alta das taxas de juros.

Enquanto isso, o Magazine Luiza reportou queima de caixa de R$ 3,6 bilhões, conforme a sazonalidade do trimestre — afetada pelo pagamento de R$ 3,9 bilhões a fornecedores, juntamente com o pagamento de M&A.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.