Enem 2022: inscrições terminam nesta semana; confira calendário

Inscrições do Enem 2022 serão encerradas ainda nessa semana. Pela primeira vez, a taxa de inscrição poderá ser paga por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto bancário.

Enem 2022: inscrições terminam nesta semana; confira calendário
Enem 2022: inscrições terminam nesta semana; confira calendário (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio é voltado a quem terminou toda a educação básica e deseja uma vaga no ensino superior, seja em instituição pública ou particular.

Nessa edição do exame os participantes poderão fazer o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, através de três formas diferentes: boleto, cartão de crédito e PIX.

É importante observar a taxa de utilização do serviço aplicada no uso do cartão de crédito.

Calendário Enem 2022

Confira abaixo as datas importantes dessa edição do exame:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social:23 a 28 de junho
  • Aplicação das provas:13 e 20 de novembro

Vale lembrar que nesse ano o exame impresso e digital será aplicado no mesmo dia.

Inscrições Enem 2022

Todo o processo de inscrição pode ser feito através da Página do Participanteonde os estudantes devem inserir o CPF e a data de nascimento e seguir as etapas propostas por Nanda, a assistente virtual do INEP.

O pagamento da taxa de participação pode ser feito até o dia 27 de maio; no caso da isenção o candidato tem a inscrição efetivada logo após o preenchimento de todas as etapas.

Para a versão digital do exame serão disponibilizadas 101.100 inscrições; o candidato precisa escolher entre as duas versões qual delas pretende participar. Vale lembrar que o resultado tanto da prova do Enem impresso quanto do digital pode ser utilizado para ingressar no ensino superior.

Além disso, estudantes do ensino médio podem participar do Enem 2022 apenas na condição de treineiros, ou seja, não podem concorrer as vagas no ensino superior usando a nota do exame.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.