Fui tentar investir no Tesouro Direto mas o mercado estava suspenso; o que isso significa?

Fui tentar investir no Tesouro Direto mas o mercado estava suspenso’. Essa é uma dúvida bastante comum para quem está passando a conhecer o programa, que possibilita que pessoas físicas comprem títulos públicos do governo.

Fui tentar investir no Tesouro Direto mas o mercado estava suspenso; o que isso significa?
Fui tentar investir no Tesouro Direto mas o mercado estava suspenso; o que isso significa? (Imagem: Montagem/FDR)

O Tesouro Direto é um programa que possibilita que pessoas físicas adquiram títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Esses títulos são ativos de renda fixa.

Ao adquirir um título, o investidor está emprestando dinheiro para o governo. Em troca, a pessoa recebe uma remuneração — quando vender o título. Dessa forma, o cidadão compra o título público por certo valor e, ao realizar a venda, recebe essa quantia acrescida de juros.

As negociações do Tesouro Direto ocorrem em dias úteis, das 9h30 às 18h. Durante esse tempo, os preços e taxas são atualizadas três vezes.

Para investir no Tesouro, o valor mínimo é de aproximadamente R$ 30. A quantia máxima permitida de aplicação é de R$ 1 milhão por mês. Cada título conta com uma própria taxa de remuneração e valor.

Fui tentar investir no Tesouro Direto mas o mercado estava suspenso; o que isso significa?

De acordo com o programa do Tesouro Nacional, a suspensão de negociações ocorre para garantir que as operações não sejam realizadas a taxas muito diferentes das praticadas no mercado secundário.

Basicamente, o mercado secundário do Tesouro Direto engloba as negociações de venda e compra de títulos públicos realizadas por bancos, instituições financeiras e corretoras de investimentos. As taxas do Tesouro são baseadas nas taxas negociadas neste mercado secundário.

De forma simplificada, quando há grande volatilidade no mercado — de forma a causar brusca alta ou abaixa nas taxas dos títulos do Tesouro Direto —, as negociações são suspensas. Isso acontece com o propósito de assegurar que ninguém compre ou venda um título a um valor que pode mudar rapidamente.

Ao suspender as negociações, existe o intuito de fazer com que os valores e taxas dos títulos se atualizem — e retornem aos patamares normais.

Geralmente, essas interrupções duram até algumas horas. Apesar disso, esse tempo pode durar mudar, a depender da oscilação e instabilidade do mercado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.