Cuidado! Estes motivos podem levar ao cancelamento do seu MEI

O MEI é uma das principais formas de regularizar o seu negócio no Brasil. Com os registros os empreendedores têm algumas responsabilidades e o descumprimento delas pode cancelar o CNPJ.

Cuidado! Estes motivos podem levar ao cancelamento do seu MEI
Cuidado! Estes motivos podem levar ao cancelamento do seu MEI (Imagem: FDR)

Microempreendedor Individual ao se registrar tem acesso a diversos direitos, como salário-maternidade, auxílio-saúde (afastamento remunerado por doença) e aposentadoria por idade ou invalidez.

No entanto, para desfrutar desses benefícios é necessário estar com o CNPJ ativo e algumas situações fazem com que ele seja cancelado; confira quais são e mantenha-se atento.

Situações que cancelam o CNPJ do MEI

Não pagar os boletos mensais de contribuição

Uma das principais responsabilidades do MEI é o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que cobre os serviços da Receita Federal. Caso o empreendedor acabe acumulando muitos atrasos, ele poderá ter o seu acesso ao sistema bloqueado e o CNPJ desativado.

Assim, é importante ficar atento ao PGMEI onde você tem acesso a todas as DAS, pode conferir as que estão em atraso e emitir os boletos.

Ter um faturamento maior do que o permitido

Por regra, o Micro Empreendedor Individual pode ter um faturamento anual até R$ 81 mil, ou R$ 6750,00 mensais aproximadamente.

Caso a sua empresa cresça e o seu faturamento exceda esse teto, ele será desenquadrado no MEI, nesse caso, ele precisa realizar as alterações de enquadramento necessárias.

Se ele não fizer esse procedimento, poderá ser punido com multa ou até mesmo perder o seu registro.

Ter vínculo empregatício

Outra regra para ser MEI é não ter outro vínculo empregatício, ou seja, ele não pode estar associado a outra empresa além da sua própria.

No entanto, ele poderá trabalhar com carteira assinada.

Ser um profissional que não se enquadre no MEI

Algumas profissões não podem ser registradas como Micro Empreendedor Individual, mesmo que trabalhem como autônomos; algumas delas são:

  • Astrólogos;
  • Cantores;
  • DJ;
  • Dono de bares;
  • Donos de locais de eventos;
  • Humoristas;
  • Instrutores de qualquer tipo de área;
  • Professor particular; etc.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.