Qual é a sua maior preocupação? 3 a cada 4 brasileiros têm uma em comum; confira

Entre inflação, aumento de impostos e tantos outros problemas, 3 a cada 4 brasileiros têm uma preocupação em comum.

Os dados são de uma pesquisa feita pela fintech Onze, publicada pelo G1, e diz que 74% dos brasileiros apontam o dinheiro como a maior fonte de preocupação. O alto índice está à frente da preocupação pela família que aparece em 60% das respostas, saúde em 57% e trabalho em 44%.

Mais detalhes da pesquisa

Foram ouvidas 1.603 pessoas de mesmo perfil, todas trabalhadoras assalariadas em regime CLT. Entre os entrevistados, apenas 17,8% afirmaram conseguir cobrir os gastos mensais e poupar algum dinheiro.

Já 42,7% dos respondentes contaram que a renda atual até cobre os gastos, mas não existem sobras. Para 33,7%, os gastos são maiores que a renda mensal, o que significa que os débitos não são quitados ao fim do mês. O restante não soube responder.

Os dados vão ainda mais a fundo quando apontam que o chamado “estresse financeiro” causa impactos que vão além do bolso dos brasileiros. 

Entre os entrevistados, 30,6% têm o desempenho no trabalho afetado por conta da preocupação com dinheiro. Destes, 59,1% perdem o sono, 54,8% perdem o foco, 20,3% ficam mau humorados e impacientes com os colegas e 20% dizem ter necessidade de resolver as pendências ao longo do dia.

A vida pessoal também não escapa dos impactos das preocupações financeiras, é o que diz 54,5% dos entrevistados. Os sintomas variam entre falta de energia para aproveitar o tempo com pessoas queridas para 62,3%, mau humor e falta de paciência com a família para 47,9%, além de desentendimentos com o parceiro para 32,6%.

Com ambiente profissional e familiar abalados, a saúde mental também sofre. Pelo menos 75% das pessoas sentem o impacto na saúde mental, entre os sintomas, a sensação de ansiedade lidera, sendo percebida por 71,6% dos respondentes, pensamentos constantes sobre pagamentos e dívidas aparecem para 64,5% das pessoas, desânimo para 58,3%, irritabilidade para 46,7% e medo do futuro para 45,9%.

*Contém informações do G1.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.