Golpe da pousada: confira dicas para não estragar a sua viagem

A atendente de cobrança Camilla Praxedes, de 22 anos, queria aproveitar o fim de semana do Dia das Mães com o marido e a filha de 4 meses em uma pousada na Serra da Cipó, ponto turístico de Minas Gerais. Ela já havia se hospedado no local em 2019 e aprovado as diversas comodidades oferecidas, como hidromassagem, cozinha, churrasqueira e decks com espreguiçadeiras nas suítes.

Os planos de Camilla, no entanto, foram frustrados, e ela teve um prejuízo financeiro de R$ 250, equivalente a metade do que foi cobrado pelos golpistas para fazer as reservas.

Ela e outras 13 pessoas denunciaram à Polícia Civil de Minas terem sido enganadas ao tentar fazer reservas na Pousada Santa Vila. O estabelecimento, no entanto, também alega ter sido vítima, uma vez que os criminosos teriam invadido as redes sociais da pousada, divulgado promoções falsas e muito atrativas e cobrado transferências por PIX para fazer as reservas.

Comodidade da tecnologia facilita os golpes

Golpes envolvendo reservas em pousadas, hotéis, hostels e alugueis temporários para turistas vem sendo cada vez mais aplicados no país. André Munhoz, Country Manager para o Brasil da Avast, empresa líder em segurança cibernética, alerta que as comodidades do mundo digital têm facilitado esse tipo de crime.

“A conveniência de comparar e comprar ofertas online, no horário e no local da escolha do usuário, tem se tornado uma prática constante dos consumidores, que estão cada vez mais digitais”, explica Munhoz. “Assim, a pessoa que está sonhando com uma viagem pode ser um potencial alvo, porque é improvável que, enquanto ela faz a reserva da sua estadia em um local paradisíaco, por exemplo, pense nos riscos cibernéticos que a sua reserva pode sofrer”.

Dicas para não cair no golpe

YouTube video player
Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile