Urgente! Governo faz nova revisão no Cadastro Único; saiba como garantir o seu benefício

Ministério da Cidadania reforça a fiscalização no pagamento do Auxílio Brasil. Na próxima semana, a Caixa Econômica voltará a pagar as mensalidades do projeto. No entanto, antes disso, o poder público vem revisando os dados dos beneficiários através do Cadastro Único. Abaixo, saiba como não cair nessa malha filha.

Urgente! Governo faz nova revisão no Cadastro Único; saiba como garantir o seu benefício (Imagem: FDR)
Urgente! Governo faz nova revisão no Cadastro Único; saiba como garantir o seu benefício (Imagem: FDR)

Antes de iniciar um novo pagamento pelo Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania mensalmente faz uma revisão nos dados da população pelo Cadastro Único. É na plataforma que ficam registradas todas as informações de identificação, renda, endereço e meios de contato dos beneficiários.

Para maio, é possível que haja corte na lista total de contemplados, que atualmente é de 18 milhões de pessoas. O reajuste deve acontecer uma vez em que a fila de entrada do programa acumula mais de 1 milhão de cidadãos em espera. Ou seja, o poder público precisa tirar quem atualmente é contemplado para inserir novos registros.

Como evitar cair na malha fina do Cadastro Único?

A principal forma de não ter o benefício cancelado é fazendo a atualização dos dados. O procedimento pode ser feito pela internet, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
  2. Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
  3. O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
  4. Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
  5. No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
  6. O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
  7. Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.