Ministério da Cidadania reforça a fiscalização no pagamento do Auxílio Brasil. Na próxima semana, a Caixa Econômica voltará a pagar as mensalidades do projeto. No entanto, antes disso, o poder público vem revisando os dados dos beneficiários através do Cadastro Único. Abaixo, saiba como não cair nessa malha filha.
Antes de iniciar um novo pagamento pelo Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania mensalmente faz uma revisão nos dados da população pelo Cadastro Único. É na plataforma que ficam registradas todas as informações de identificação, renda, endereço e meios de contato dos beneficiários.
Para maio, é possível que haja corte na lista total de contemplados, que atualmente é de 18 milhões de pessoas. O reajuste deve acontecer uma vez em que a fila de entrada do programa acumula mais de 1 milhão de cidadãos em espera. Ou seja, o poder público precisa tirar quem atualmente é contemplado para inserir novos registros.
Como evitar cair na malha fina do Cadastro Único?
A principal forma de não ter o benefício cancelado é fazendo a atualização dos dados. O procedimento pode ser feito pela internet, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o app ou site. O app está disponível na Play Store e na Apple Store;
- Algumas opções aparecerão logo na primeira tela. É preciso clicar em “Atualização cadastral por confirmação”;
- O usuário deverá fazer login com o CPF e a senha da conta Gov.br (veja como criar uma conta Gov.br);
- Serão mostrados os blocos de Endereço da Família e Composição Familiar. Recomenda-se começar pelo bloco de Endereço da Família e depois passar ao de Composição Familiar. O usuário deverá conferir se todas as informações apresentadas continuam inalteradas;
- No bloco de Composição Familiar, o usuário será questionado se houve alteração no número de membros da família. Em seguida, será preciso confirmar se os dados relativos a cada membro continuam os mesmos;
- O usuário deverá, então, selecionar a opção em que confirma a veracidade dos dados informados;
- Por fim, será preciso clicar no botão “Confirmar dados do Cadastro Único”.