Marca importante: Brasil tem 80 mil novas empresas abertas em abril

Brasil registra um grande número de empresas abertas, mesmo em tempo de pandemia. Isso pode ser reflexo do alto índice de desemprego ou do desejo de mudança de carreira que leva à demissão voluntária, chamado de “a grande renúncia”.

O número de novas empresas no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Mesmo em meio a pandemia, só no primeiro trimestre, foram registrados 1.022.789 novos CNPJs.

No entanto, o número é menor do que o do mesmo período de 2021, quando foram abertos 1.074.501 novos CNPJs.

Em relação ao período de 2021 houve uma redução de 4,8%; enquanto em comparação ao mesmo período de 2020 esse primeiro trimestre de 2022 apresentou um crescimento de 19%.

Crescimento das empresas no Brasil

O brasileiro é daquele povo que quando quer algo, vai e faz, reflexo disso é a alta do empreendedorismo no país.

A inflação e os juros altos apresentados durante a pandemia não foram empecilhos para a busca da liberdade financeira.

Só no mês de março, foram abertas 80 mil novas empresas, essa marca foi alcançada pela primeira vez. 

Levantamento feito com base nos dados da Receita Federal, é do escritório de contabilidade Contabilizei mostram que o número total de empresas abertas no período cresceu 3,6%, em comparação a fevereiro, também de 2022, e 1,7% em relação a janeiro.

Até março, 1.022.789 de novos CNPJs foram abertos: 79% são MEIs (Microempreendedores Individuais), o equivalente a 809.072 mil novos negócios; 21%, ou 213.717 mil, são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios.

Se compararmos o número a igual período de 2021 (1.074.501), houve queda de 4,8%Já com relação a janeiro e março de 2020, há um crescimento de 19%.

“São dados importantes, que mostram a recuperação da economia brasileira e uma tendência de crescimento no ritmo anterior à covid-19. Percebemos o grande potencial dos micro e pequenos empreendedores, que representam mais da metade das novas empresas geradas”, diz Guilherme Soares, vice-presidente de Crescimento da Contabilizei.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.