Com inscrições abertas até o próximo dia 21, o Enem 2022 pode ser a sua chance de conquistar uma vaga na universidade. São várias formas de utilizar a nota no Brasil e até mesmo fora dele; confira.
O Exame Nacional do Ensino Médio já é a principal porta de entrada no ensino superior no nosso país, pois, possibilita que com a nota de um único exame o estudante concorra a vagas em diversos processos seletivos.
Nesse ano as provas, tanto impressa quanto digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.
Formas de usar a nota do Enem 2022
Sistema de Seleção Unificada
No SiSU, o estudante concorre a vagas em cursos de instituições públicas.
Para participar é necessário ter feito o exame e não ter zerado a redação; a única restrição é quanto aos candidatos treineiros.
Programa Universidade Para Todos
O Prouni concede bolsas de estudos (50% ou 100%) em cursos de instituições particulares.
Ele passa por reformulação que permitirá a participação de estudantes que concluíram o ensino médio em escola da rede particular na condição de pagante.
De modo geral para participar o estudante precisa atender ao seguinte critério: Ter renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos.
Nesse caso, quem já possui nível superior não pode concorrer.
Fundo de Financiamento Estudantil
No Fies, o crédito pode ser de 50% ou 100%, sendo que o pagamento é feito após a conclusão do curso; durante a formação o estudante precisa pagar algumas parcelas referentes aos encargos bancários.
Instituições particulares
Em todo o país diversas instituições fazem seleções próprias para preenchimento das vagas, geralmente é concedido até mesmo descontos nas mensalidades para os candidatos que usam a nota do exame.
Para saber sobre essa seleção é necessário procurar diretamente a instituição em que se pretende estudar, lá você pode ter informações sobre o regulamento e critérios de participação.
Universidades internacionais
Além das seleções nacionais, com o Enem 2022 você pode concorrer a vagas em instituições internacionais; o exame é aceito em universidades de Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.
Nesse caso a seleção é feita pela própria universidade que define os critérios e pode até mesmo realizar outras etapas.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.