Enem 2022: confira como pagar a taxa da prova via PIX

Novidade para quem vai fazer o Enem 2022, novas formas de pagamento da taxa foram inseridas. Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 21 de maio apenas pela página do participante.

Enem 2022: confira como pagar a taxa da prova via PIX
Enem 2022: confira como pagar a taxa da prova via PIX (Imagem: FDR)

O uso do cartão de crédito e do PIX já fazem parte da rotina dos brasileiros, nada mais justo do que essas formas de pagamento serem utilizadas também no Exame Nacional do Ensino Médio, essa é a primeira vez que o INEP recebe outras formas de pagamento além do boleto bancário.

Essa edição tem uma grande novidade, que conquistamos pensando em você para facilitar o acesso ao exame. Pela primeira vez, será possível utilizar o PIX ou cartão de crédito para o pagamento da taxa. Dessa forma, esperamos propiciar mais conforto e praticidade a vocês, participantes do Enem”, afirmou Danilo Dupas, presidente do INEP.

Como usar o PIX e cartão de crédito no Enem 2022?

Para utilizar uma dessas formas o candidato precisa primeiro fazer o cadastro na Página do Participante.

Após realizar todas as etapas e responder ao questionário socioeconômico, ele será direcionado para a página de pagamento.

É nela que será possível escolher entre uma das três opções: boleto, PIX ou cartão de crédito.

No caso do PIX, o pagamento pode ser feito QR Code ou código gerado na Página do Participante.

Assim, o procedimento é o mesmo já realizado em outras compras, em que é necessário entrar no aplicaivo do banco para realizar o pagamento.

No caso do cartão, o estudante precisa selecionar a operadora desejada, como afirmou o Diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, Fernando Szimanski.

“Será preciso escolher a operadora que será utilizada e o sistema direcionará, automaticamente, para o pagamento”, esclareceu Szimanski.

Utilizando o cartão de crédito é possível dividir a taxa em até 12X.

Vale lembrar que nessa modalidade o pagamento é realizado por plataformas de pagamento, Mercado Pago e PicPay, que devem ser selecionados na Página do Participante e cobram uma taxa de R$ 2,54.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.