Restituição do Imposto de Renda pode ser paga por PIX; saiba como receber

Receita Federal anuncia novos informes sobre o Imposto de Renda. Até o fim desse mês, a população poderá fazer suas declarações. Já no dia 31, o órgão pagará o primeiro grupo com as restituições. A quantia poderá ser repassada através do PIX, com autorização imediata de saque. Entenda.

Restituição do Imposto de Renda pode ser paga por PIX; saiba como receber (Imagem: Montagem/FDR)
Restituição do Imposto de Renda pode ser paga por PIX; saiba como receber (Imagem: Montagem/FDR)

Os contribuintes do Imposto de Renda devem ficar atentos aos informes da Receita Federal. Neste ano, as restituições podem ser pagas por PIX. A medida foi confirmada pelo órgão que reforçou a autorização imediata de saque.

“Até ano passado, era possível indicar conta bancária, conta poupança e conta de pagamento. Neste ano, haverá uma nova opção, que será Pix. Ao assinar essa opção, não será necessário preencher conta bancária, será utilizada a chave Pix com o CPF, e a conta vinculada a essa chave é que receberá a restituição”, explicou José Carlos da Fonseca, auditor fiscal e supervisor nacional do Imposto de Renda.

Como receber minha restituição do Imposto de Renda por PIX?

Esse tipo de pagamento só será autorizado para o cidadão que tem a chave pix registrada no número do CPF. Ou seja, demais chaves como email ou número de celular não serão aceitas. Os contribuintes deverão sinalizar no ato da declaração o interesse de receber pela transferência imediata.

Quem atualmente não tem uma chave PIX com o CPF, mas ainda não enviou a declaração, pode criar para otimizar o pagamento. É válido ressaltar que o PIX é validado automaticamente pelo app da sua instituição bancária.

Calendário das restituições do Imposto de Renda

  • 31 de maio
  • 30 de junho
  • 29 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

Quem tem direito à restituição do IRPF?

O pagamento varia de acordo com a declaração de cada cidadão, sendo contabilizado com base nas deduções comprovadas por ele. De modo geral, o que pode lhe conceder o pagamento são os seguintes informes financeiros:

  • Despesas médicas;
  • Despesas de educação (ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior – o que engloba graduação e pós-graduação), com limite de dedução de R$ 3.561,50;
  • Pensão alimentícia;
  • Cada dependente que entra na declaração do contribuinte garante uma dedução de R$ 2.275,08;
  • Contribuição para a previdência social e previdência privada;
  • Despesas escrituradas no Livro-caixa de profissionais liberais e autônomos;
  • Despesas de quem recebe aluguel (IPTU, condomínio e outras taxas).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.