Restituição do Imposto de Renda pode ser paga por PIX; saiba como receber

Receita Federal anuncia novos informes sobre o Imposto de Renda. Até o fim desse mês, a população poderá fazer suas declarações. Já no dia 31, o órgão pagará o primeiro grupo com as restituições. A quantia poderá ser repassada através do PIX, com autorização imediata de saque. Entenda.

Restituição do Imposto de Renda pode ser paga por PIX; saiba como receber (Imagem: Montagem/FDR)
Restituição do Imposto de Renda pode ser paga por PIX; saiba como receber (Imagem: Montagem/FDR)

Os contribuintes do Imposto de Renda devem ficar atentos aos informes da Receita Federal. Neste ano, as restituições podem ser pagas por PIX. A medida foi confirmada pelo órgão que reforçou a autorização imediata de saque.

“Até ano passado, era possível indicar conta bancária, conta poupança e conta de pagamento. Neste ano, haverá uma nova opção, que será Pix. Ao assinar essa opção, não será necessário preencher conta bancária, será utilizada a chave Pix com o CPF, e a conta vinculada a essa chave é que receberá a restituição”, explicou José Carlos da Fonseca, auditor fiscal e supervisor nacional do Imposto de Renda.

Como receber minha restituição do Imposto de Renda por PIX?

Esse tipo de pagamento só será autorizado para o cidadão que tem a chave pix registrada no número do CPF. Ou seja, demais chaves como email ou número de celular não serão aceitas. Os contribuintes deverão sinalizar no ato da declaração o interesse de receber pela transferência imediata.

Quem atualmente não tem uma chave PIX com o CPF, mas ainda não enviou a declaração, pode criar para otimizar o pagamento. É válido ressaltar que o PIX é validado automaticamente pelo app da sua instituição bancária.

Calendário das restituições do Imposto de Renda

  • 31 de maio
  • 30 de junho
  • 29 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

Quem tem direito à restituição do IRPF?

O pagamento varia de acordo com a declaração de cada cidadão, sendo contabilizado com base nas deduções comprovadas por ele. De modo geral, o que pode lhe conceder o pagamento são os seguintes informes financeiros:

  • Despesas médicas;
  • Despesas de educação (ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior – o que engloba graduação e pós-graduação), com limite de dedução de R$ 3.561,50;
  • Pensão alimentícia;
  • Cada dependente que entra na declaração do contribuinte garante uma dedução de R$ 2.275,08;
  • Contribuição para a previdência social e previdência privada;
  • Despesas escrituradas no Livro-caixa de profissionais liberais e autônomos;
  • Despesas de quem recebe aluguel (IPTU, condomínio e outras taxas).

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.