Quanto a Poupança vai render com o novo aumento da Selic?

Diante da nova alta da taxa básica de juros, Selic, os rendimentos das mais importantes aplicações em renda fixa se alteram e passam a ter um rendimento maior. Mas você sabe onde aplicar seu dinheiro para ter o melhor retorno? E ainda quais são as opções que se tornaram mais ou menos atrativas? Confira aqui.

Nesta quarta, 4, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu elevar a Selic para 12,75%, como já era aguardado. O mercado espera que o Banco Central aplique ao menos mais uma alta no próximo mês.

A alta da Selic impacta no crédito e no Produto Interno Bruto (PIB), porém amplia a atratividade de investimentos em renda fixa, com algumas opções trazendo retorno de mais de 1% ao mês, a depender do prazo da aplicação.

No caso da famosa caderneta de poupança, quase nenhuma mudança. O tipo de investimento mais usado pelos brasileiros pertence com o retorno empacado em 6,17% ao ano acrescido da Taxa Referencial, e segue perdendo para a inflação.

Comparativo de investimentos

De acordo com o simulador de investimentos Yubb, considerando a taxa Selic em 12,75%, o retorno líquido, que é rentabilidade descontada a inflação e o imposto de renda, projetado para investimentos diversos em renda fixa seguirá sendo muito superior ao ofertado pela caderneta poupança, com rendimento de até 6% para o período de 12 meses.

O crescimento de juros no Brasil e no mundo e os resultados fracos da economia global vem deixando os investimentos em renda fixa bem mais chamativo.

“Temos visto o agravamento da inflação global, das taxas de juros das maiores economias e, para piorar, a piora do cenário do coronavírus na China. Tudo isso tem contribuído para que os investidores fiquem mais preocupados, receosos e temerosos com relação aos investimentos em ativos de risco como ações, fundos imobiliários e criptomoedas, sendo que o movimento natural por parte dos investidores é buscar ativos mais seguros em tempos de incertezas”, disse ao g1 Bernardo Pascowitch, CEO e fundador do Yubb.

Investimentos mais procurados

A pesquisa do Yubb revelou quais foram os investimentos em renda fixa mais procurados no mercado financeiro em abril. Os CDBs, que possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para aplicações de valores até R$ 250 mil, permanecem como a aplicação mais procurada.

Confira o ranking:

  • CDBs
  • LCI/LCA
  • Tesouro Direto
  • LC/RDB
  • Fundos multimercado
  • Fundos de ações
  • Fundos imobiliários (FIIs)
  • Fundos de índice (ETFs)
  • Ações livres
  • Criptoativos

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.