Aprenda a ganhar uma renda extra com o cartão de crédito

Pontos-chave
  • Donos de cartão de crédito podem ganhar dinheiro com ele
  • Aproveite vantagens como cashback e milhas
  • Aproveite os programa de fidelidade

Um dos grandes aliados dos consumidores em seu dia a dia é sem dúvida o cartão de crédito. O que muitos não sabem é que ele pode ser uma excelente fonte de renda quando é utilizado de forma correta. Ao aumentar a renda, o consumidor consegue realizar sonhos como uma viagem, comprar algo, ou até mesmo fazer uma reserva de emergência.

Aproveitar as vantagens que o cartão pode oferecer, irá ajudar em suas finanças e realizar sonhos. Sendo assim, confira dicas especiais de como ganhar dinheiro com o cartão de crédito, de maneira simples e comprovada.

Cashback, pontos ou milhas

A maneira mais simples e conhecida de ganhar dinheiro com o cartão é aproveitando as vantagens como cashback, milhas ou pontos. Independentemente do tamanho do gasto, o cartão oferta alguma porcentagem de dinheiro de volta que pode ser interessante.

Dentre o mar de opções, existem cartões que oferecem cashback em qualquer compra, inclusive aqueles que não cobram anuidade. 

No entanto, é preciso ficar atento nas maneiras de receber este dinheiro de volta. Isto pois alguns deles devolvem o valor para ser usado como abatimento na fatura, aumento de limite, entre outros. Já outros permitem que o dinheiro seja usado de qualquer maneira.

Gastos otimizados 

Busque concentrar suas despesas no cartão, seja através do pagamento de boletos ou quando for efetuar uma transferência, cadastrando seu cartão em plataformas de pagamento como: Mercado Pago, RecargaPay, PicPay entre outros.

Através destas plataformas é possível ganhar mais dinheiro com o cartão e contar com outra fonte de renda.

Clubes de Fidelidade

Geralmente, empresas aéreas contam com clubes de fidelidade e benefícios, como por exemplo, programas de milhas e viagens: Smiles, LATAM Pass e TudoAzul, e outros.

Quando o cliente passa a integrar um destes clubes de benefícios, ele cresce seu percentual de ganho nas transferências, e ainda garante acesso a vantagens especias, como descontos, promoções e muito mais.

É importante destacar que normalmente as bandeiras de cartão de crédito tem seus próprios programas de benefícios, vantagem que os deixa ainda mais atrativos para quem está atrás de uma graminha extra.

Reduza o número de cartões 

Quantos menos cartões você tiver, mais fácil será o controle de sua renda. A dica é ter de um a no máximo dois cartões de crédito, se o limite não for tão alto. Os outros cartões devem ser cancelados e mantenha aqueles que trazem mais benefícios como: desconto ou isenção na anuidade, descontos, programa de pontos, e mais.

Score de crédito

Quando o consumidor utliza bastante o cartão de crédito, ele consegue melhorar o seu score de crédito e ainda aumentar o limite.

Pontos e milhas

Essa dica é bacana para aqueles consumidores que desejam comprar pontos e milhas por um preço abaixo do praticado no mercado e depois, vender por um preço maior.

para fazer isso, é necessário identificar a promoção e saber por onde procurar essas oportunidades.

Após achar a oferta perfeita, é primordial avaliar a campanha e conferir a possibilidade de conseguir fazer dinheiro com cartão, uma vez que nem todas podem valer a pena.

Sempre pague o total da fatura 

Fique atento! Sempre que você atrasa ou paga um valor inferior ao total da fatura, o banco começa a cobrar juros que não são nada baratos. Toda fatura tem um valor mínimo a ser pago, que equivale geralmente a 15% do total.

Caso você opte por pagar o mínimo, entrará de forma automática no crédito rotativo. Os juros aplicados na modalidade são os mais elevados do mercado.

Sendo assim, sempre pague o valor total da fatura. Caso não tenha dinheiro no momento, opte por pedir um empréstimo que possuam taxas menos assustadoras.

Por fim, também não atrase de maneira nenhuma o pagamento, pois além dos altos juros, existe uma multa de 2% e IOF.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.