Quer investir em ações? Confira a Carteira Valor de maio

No primeiro trimestre, a bolsa de valores brasileira apresentou forte alta. Já em abril, houve uma performance adversa. Diante da previsão de juros e inflação ainda altos, a Carteira Valor de maio acompanhou uma linha conservadora nas recomendações.

Quer investir em ações? Confira a Carteira Valor de maio
Quer investir em ações? Confira a Carteira Valor de maio (Imagem: Montagem/FDR)

A Carteira Valor agrupa as 10 ações mais indicadas pelas corretoras participantes. No total, 20 casas decidem cinco ações que elas preveem que se valorizarão no respectivo mês.

Em abril, a Carteira Valor recuou 8,06%. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, apresentou queda de 10,10%.

Carteira Valor de maio

A Carteira Valor de maio conta com a presença de grandes bancos tradicionais e exportadoras de commodities. Os analistas procuraram empresas que registraram resultados trimestrais positivos.

Vale ON (VALE3)

Segundo analistas da Ágora, o panorama mais apertado de oferta e demanda do que o previsto para as principais commodities neste ano beneficia a Vale. Os estímulos à economia da China podem auxiliar a elevar, ainda mais, a demanda por minério de ferro durante o ano.

Banco do Brasil ON (BBAS3)

Na visão da Ágora, nesta temporada de resultados do primeiro trimestre, o Banco do Brasil deve registrar o melhor conjunto de resultados entre os bancos de maior capitalização.

PetroRio ON (PRIO3)

De acordo com Alexandre Marques Filho, da Elite, a PetroRio permanece demonstrando foco no operacional — com ganhos na redução do custo de extração por meio de volumes e eficiência maiores.

O especialista também ressalta a gestão ativa do portfólio da empresa e no seu potencial de crescimento.

Petrobras PN (PETR4)

A Guide destacou a troca das lideranças da Petrobras em abril. Os analistas consideram que o mercado observou essa medida, inicialmente, como uma intervenção do governo sobre a estatal.

Apesar disso, os analistas ressaltam que o mercado recebeu bem a chegada no novo comandante da empresa, José Mauro Ferreira Coelho. Este reforçou a importância de a companhia seguir a paridade com os preços internacionais. Com da alta das commodities, as receitas da companhia podem ser favorecidas

JBS ON (JBSS3)

Na avaliação dos analistas da Ativa Investimentos, a JBS foi beneficiada pelo mês negativo para as companhias domésticas e para o câmbio brasileiro. O motivo é que a empresa possui mais de 70% de suas receitas vindas de operações americanas.

Bradesco PN (BBDC4)

Conforme o analista da Elite, Alexandre Marques Filho, ultimamente, os grandes bancos vêm enfrentando grandes desafios. No entanto, desde 2021, diante de um ambiente mais normalizado, os resultados dos grandes bancos registraram forte melhora.

O analista reforça que o Bradesco, em seu atendimento de varejo, adotará o conceito multiplataforma. Segundo ele, o banco segue tendo um “valuation” atrativo.

Itaú Unibanco PN (ITUB4)

De acordo com o estrategista pessoa física do Santander, Ricardo Peretti, no setor de bancos, o Itaú Unibanco é a escolha principal da casa. Isso, principalmente, por conta da projeção da empresa para este ano — com um possível aumento de 10% nas operações de crédito.

O especialista também reforça a estratégia de unir o mundo físico ao digital, via integração de agências e empreendimentos on-line.

Taesa UNIT (TAEE11)

O responsável da mesa expert da CM Capital, Nicolas Silva, declara que, ao considerar o panorama de volatilidade — por conta de uma atividade macroeconômica apontando recessão —, a Taesa surge como um “porto seguro”. A razão é que a companhia atua no fornecimento de energia.

Além disso, o especialista alega que os resultados da empresa, a serem divulgados em 16 de maio, tendem a ser positivos .

Localiza ON (RENT3)

Segundo Mario Mariante, da Planner, durante a pandemia de coronavírus, a Localiza teve bom desempenho operacional e financeiro. Também foram destacados os investimentos da companhia em transformação digital e lançamento de marcas e novas modalidades de serviços.

Totvs ON (TOTS3)

Os analistas da Ativa consideram a Totvs como líder no setor de software de gestão no país. Este segmento ainda é pouco explorado.

Os analistas também reforçam que as receitas da empresa são ajustadas pela inflação, sendo favorecidas pelo cenário atual. Ainda foram destacadas as compras recentes pela companhia.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.