Posso transferir meu FGTS extraordinário para qualquer conta bancária?

O calendário de pagamentos do FGTS extraordinário ficará ativo até o dia 15 de junho. Durante este período, a Caixa Econômica Federal (CEF), instituição financeira responsável pelo benefício, irá liberar os valores de direito em contas do Caixa Tem.

Posso transferir meu FGTS extraordinário para qualquer conta bancária?
Posso transferir meu FGTS extraordinário para qualquer conta bancária? (Imagem: FDR)

Alguns trabalhadores têm questionado a possibilidade de receber o FGTS extraordinário em qualquer conta bancária, tendo em vista que esta opção está disponível no próprio aplicativo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Porém, desde o anúncio sobre a liberação desta modalidade emergencial, o Governo Federal deixou claro que os depósitos serão realizados exclusivamente na conta poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem.

O Caixa Tem foi criado em 2020 visando a unificação dos pagamentos do auxílio emergencial e, devido ao notório sucesso, foi mantida e expandida. Desde então, a poupança social também tem sido utilizada para disponibilizar outros benefícios, como o seguro desemprego, PIS/PASEP, BEm, etc.

Quem ainda não tem uma conta poupança social digital não precisa se preocupar, pois a conta será aberta automaticamente. Na plataforma, o trabalhador consegue usar o FGTS extraordinário para fazer pagamentos online pelo QR Code ou leitura do código de barras, usar o cartão de débito virtual, fazer pagamentos e transferências via PIX, TED, DOC e muito mais. 

Porém, a viabilidade do Caixa Tem não é uma opinião unânime. Logo, quem desejar pode transferir o saldo referente ao FGTS extraordinário para outras contas bancárias. Embora o TED e DOC continuem disponíveis no Caixa Tem, eles têm apresentado instabilidade após a inclusão do PIX. 

Por isso, o PIX é a ferramenta mais indicada para transferir seu FGTS extraordinário para uma outra conta bancária. Basta que o cliente do Caixa Tem indique a chave de segurança do receptor. Esta chave pode ser o número do telefone celular, CPF, e-mail ou uma sequência aleatória de números e letras gerada no aplicativo no mesmo instante. 

Calendário do saque de até R$ 1.000 do FGTS

O cronograma de liberações foi organizado com base no mês de nascimento do trabalhador, começando no dia 20 de abril. Veja:

  • Nascidos em janeiro: 20 de abril;
  • Nascidos em fevereiro: 30 de abril;
  • Nascidos em março: 04 de maio;
  • Nascidos em abril: 11 de maio;
  • Nascidos em maio: 14 de maio;
  • Nascidos em junho: 18 de maio;
  • Nascidos em julho: 21 de abril;
  • Nascidos em agosto: 25 de abril;
  • Nascidos em setembro: 28 de abril;
  • Nascidos em outubro: 1º de junho;
  • Nascidos em novembro: 08 de junho;
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.