Aprenda a pagar boletos com o seu cartão de crédito

Todo usuário de cartão de crédito sabe que ele pode utilizado para compras de produtos ou assinatura de serviços. Uma das grandes vantagens do cartão é a possibilidade de parcelar o valor das compras. Mas, um das funcionalidades que nem todos conhecem é a possibilidade de pagar boletos com o cartão. 

Diversos bancos já possibilitam que os clientes paguem contas e boletos usando o cartão de crédito. Existe ainda os aplicativos de pagamento de contas e carteiras digitais que também permitem esta prática.

É importante destacar que quase todos os tipos de boleto podem ser pagos com cartão de crédito, inclusive os de contas básicas, como água, luz e telefone, e até a fatura do próprio cartão de crédito. Desta forma, a funcionalidade pode ajudar em um momento de aperto financeiro.

Quem opta pelo parcelamento no cartão de crédito, de forma geral, pagará uma taxa a mais. O valor desta taxa varia de acordo com cada instituição ou plataforma.

Como pagar boleto com o cartão?

Existem duas formas mais comuns de pagar boletos com o cartão, pelo aplicativos dos bancos ou em plataformas de pagamento de contas.

Existem três formas mais comuns de pagar boletos com o cartão:

  • Através do aplicativo do banco
  • Internet Banking
  • Central de atendimento

Normalmente, é possível parcelar o valor do boleto em até 12 vezes e pode ser uma alternativa interessante para quem está apertado. Porém, este parcelamento inclui taxas de juros parecidas com a um empréstimo.

Sendo assim, antes de optar pelo parcelamento é importante se atentar as taxas cobradas.

Vale a pena?

Mesmo  que o banco não cobre taxas pela utilização do serviço, o IOF faz com que não seja vantajoso pagar boleto com cartão. O Imposto por Operação Financeira é cobrado em todas as transações financeiras.

Sendo assim, caso  tenha dinheiro para pagar a conta agora, não utilize o cartão para não pagar nada a mais. já caso não tenha o dinheiro no momento, avalie a fundo se vale a pena se endividar por essa conta.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.