Banco Central autoriza Shopee a funcionar como instituição de pagamento

Foi concedida pelo Banco Central a autorização de funcionamento para a SHPP Brasil, que pertence a gigante do comércio eletrônico Shopee, operar como instituição de pagamento, na modalidade de emissor de moeda eletrônica. A nova unidade da empresa será em São Paulo e seu capital inicial é de R$4 milhões. Forrest Xiaodong Li, o fundador da empresa será o controlador da unidade.

A Shopee é controlada pela holding Sea, que já registrou uma perda de quase 63% de seu valor desde o começo deste ano. A holding possui uma unidade só de serviços financeiros digitais, a SeaMoney. Atualmente, a empresa possui mais de 45,8 milhões de usuários ativos, em especial no sudeste asiático, em países como Cingapura, Malásia, Tailândia e Indonésia.

Shopee é a loja virtual mais usada pelos brasileiros

O sucesso da Shopee pode ser conferido nos resultados apurados por um levantamento feito pela Mobile Time juntamente com a Opinion Box, empresa que atua no ramo de pesquisa de mercado.

O levantamento que teve a participação de 1.897 pessoas que tiveram que responder à pergunta “Qual o aplicativo que você mais usa para fazer compras pelo smartphone?”

O resultado da pesquisa revelou que a Shopee é a escolha de 21% dos entrevistados, ao passo que 15% disseram usar mais o iFood e 14% declararam preferência pelo Mercado Livre.

Ainda segundo o estudo, o público feminino foi o que mais disse preferir a Shopee como plataforma de compras, sendo a favorita para 26% das mulheres, porcentagem reduzida para 16% no público masculino.

Olhando para faixa etária, o aplicativo é mais usado por pessoas com idade entre 16 a 29 anos respondendo por 30% dos entrevistados, enquanto no público de 30 a 49 anos a média de uso caiu para 19%.

De acordo com informações, a Shopee possui quase 2 milhões de vendedores brasileiros através do aplicativo, qualidade que engloba tanto pequenos comerciantes quanto grandes marcas como Nivea, Reserva, Empório Nestlé, Faber-Castell, entre outras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.