Aprenda a se planejar financeiramente durante a faculdade

Veja dicas para economizar e se preparar durante o período letivo para os desafios da nova carreira. A faculdade pode ser um momento de aprendizado além da sala de aula.

Aprenda a se planejar financeiramente durante a faculdade
Aprenda a se planejar financeiramente durante a faculdade (Imagem: FDR)

Ingressar na faculdade é o sonho de muitos brasileiros, mas o alto investimento para concluir os estudos, às vezes, foge do cotidiano dos estudantes.

De acordo com a projeção realizada pelo SemeSP, instituto que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil, em 2021, cerca de 36,6% dos alunos das faculdades privadas abandonaram seus cursos.

Totalizando assim 3,42 milhões de desistências.

A fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, Provu, explica como o universitário pode economizar durante esse período e não só evitar a evasão, mas também prepará-lo para os desafios da nova carreira.

“A graduação traz alguns gastos tais como alimentação, transporte, livros e materiais, sem contar nas mensalidades e outras taxas, caso a instituição seja particular. O planejamento financeiro é muito importante para que o estudante conclua o curso com tranquilidade e sem dívidas”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Provu.

Dicas financeiras durante a faculdade

  • Bolsa de estudos 

Algumas universidades particulares oferecem bolsas de estudos para os estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades. Esses programas costumam cobrir a taxa de matrícula, mensalidades e, em alguns casos, até algumas taxas de materiais.

  • Empréstimo pessoal para estudos

Uma maneira de ajudar os estudantes nessa empreitada é fazer um empréstimo pessoal para pagar os estudos. Muitas vezes os pagamentos à vista têm desconto.

Fintechs especializadas em crédito, como a Provu, têm taxas melhores e juros personalizados e até 36 meses para pagar.

  • Planilha de gastos e ganhos 

Um meio de controlar todo o dinheiro durante o curso é a elaboração de uma planilha com as informações do dinheiro que entra e sai da conta.

É uma recomendação antiga, mas muito eficiente, principalmente se o aluno está em um contexto novo, onde gastos inesperados podem acontecer.

  • Dividir a moradia 

Para aqueles que precisam se mudar, uma alternativa é dividir a moradia, seja uma casa, apartamento, ou até uma república. É uma boa saída para economizar um bom dinheiro.

Já que o aluguel, as contas de água, luz, gás, alimentação e limpeza ficam mais baixas e baratas.

  • Móveis usados 

Também para quem vai se mudar, uma boa opção é investir em grupos e sites de classificados de móveis usados. Além deles serem mais baratos, há muitos em ótimas condições.

  •  Frequente a biblioteca da universidade

Todos os cursos universitários, não importa a área, costumam exigir uma ampla bibliografia dos estudantes.

O que significa muito material para consulta e estudo.

Dessa forma, as obras disponíveis nas bibliotecas da universidade são uma ótima opção.

  • Metas financeiras 

Em conjunto das planilhas de ganhos e de gastos, as metas são cruciais para os estudantes saber quanto ele deve economizar e quais serão as finalidades desse dinheiro no futuro.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.