Itaú compra nova fatia da XP; confira quantia bilionária

Na sexta, 29, em fato relevante remetido ao mercado, o Itaú anunciou a seus acionistas e ao mercado a compra da fatia de 11,36% no capital social da XP no valor de R$8 bilhões. Este anúncio já era aguardado pelo mercado. A opção de compra data da negociação para entrada do Itaú no capital da XP, em julho de 2017.

Em novembro do ano passado, o Banco Central autorizou a compra, prevista através de contrato assinado em 2017, ocasião em que o Itaú comprou 49,9% da XP por um montante de R$6,3 bilhão.

“O Itaú Unibanco esclarece que essa transação não gera alterações na governança corporativa da XP Inc. Além disso, não se espera que essa operação acarrete efeitos relevantes nos resultados da companhia neste exercício social”, dizia o informe que foi assinado por Renato Lulia Jacob, diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado.

Banco quer vender participação 

Dee acordo com o Broadcast, a fatia da XP comprada pelo Itaú deve ser revendida em breve. Os diretores do banco tem a intenção de alienar os papéis algum tempo depois da compra. No entanto, o Estadão ainda não deu mais detalhes a respeito das condições para a venda.

Itaú

Itaú Unibanco, também conhecido como Itaú, é o maior banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo. O banco foi criado em 4 de novembro de 2008, a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, resultando no maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e num dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

O banco tem suas ações listadas na B3, em São Paulo, e na NYSE, em Nova Iorque. Com 91 anos de história, o Banco Itaú Unibanco possui mais de 90 mil colaboradores, quase 55 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas.

O Itaú Unibanco S.A. por meio de suas empresas, atua no Brasil e em outros 20 países principalmente nos continentes da América, Europa e Ásia.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.