Fundos Imobiliários: confira quais foram os melhores e os piores de abril

Em abril, o Ifix, índice dos fundos imobiliários mais negociados na Bolsa, teve um segundo mês seguido de alta, fato que não acontecia desde o mês de fevereiro do ano passado. No entanto, o destaque de abril foi do o Hectare, que negou o suposto conflito de interesses nas operações do fundo, porém não conseguiu evitar a queda de 8,12%, a maior do mês. Entre as altas o Santander Renda se sobressaiu com Aluguéis , com valorização de 10,26%.

O Maxi Renda cresceu 8,74% e conseguiu reaver uma parcela das perdas acumuladas desde que a CMC (Comissão de Valores Mobiliários) o questionou a respeito da distribuição de dividendos do fundo. Mesmo que ainda esteja esperando o posicionamento final da autarquia, a carteira foi o destaque de alta no último mês.

Depois de subir 1,42% no mês de março, o Ifix terminou o mês de abril com ganhos de 1,19%. Dos 104 FIIs que integram o índice, 76 deles fecharam abril no campo positivo. Os fundos híbridos, aqueles que investem tanto em imóveis como em títulos, ficaram na liderança da lista de maiores ganhos no período, com um crescimento médio de 2,05%. O segmento de shoppings, que ficou em primeiro lugar no mês de março, teve uma pequena  alta de 0,13% neste mês.

Maiores altas de abril 

Ticker Fundo Segmento Variação em abril (%)
SARE11 Santander Renda Híbrido 10,26
MXRF11 Maxi Renda Híbrido 8,74
BLMG11 Bluemacaw Logística Logística 7,16
JSRE11 JS Real Estate Híbrido 6,7
HGFF11 CSHG FoF Títulos e Val. Mob. 6,47

 A rentabilidade não considera o reinvestimento dos dividendos.

Fonte: Economatica (29/04/2022)

O Santander Renda com Aluguéis foi, individualmente,  o grande destaque de abril entre o fundos que integram o ifix. O fundo, que teve ganhos de 10,26, ficou na liderança entre as maiores altas. Outro destaque foi o Maxi Renda, com valorização de 8,74%.

O Santander Renda com Aluguéis, que conta com um patrimônio líquido de R$ 914 milhões, tem como grande finalidade investir em imóveis comerciais, de preferência nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Maiores baixas de abril 

Por outro lado, aparecem o Hectare , que terminou o último mês com o pior desempenho entre os fundos imobiliários do Ifix. No mês, a carteira acumulou perdas de 8,12%.

maiores baixas dos fundos imobiliários em abril de 2022:

Ticker  Fundo  Setor  Variação em abril (%)
HCTR11 Hectare Outros -8,12
URPR11 Urca Prime Renda Outros -7,9
GTWR11 Green Towers Lajes Corporativas -6,21
FIGS11 General Shopping Shoppings -4,73
BBPO11 BB Progressivo II Lajes Corporativas -3,05

OBS.: A rentabilidade não leva em consideração o reinvestimento dos dividendos.

Fonte: Economatica (29/04/2022)

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.