Bitcoin se torna a moeda oficial de país do continente africano; confira qual

Bitcoin se torna a moeda oficial de país do continente africano. A República Centro-Africana é o segundo país do mundo a adotar o criptoativo como moeda legal.

Ainda em 2021, o país de El Salvador fez história como a primeira nação no mundo a ter o Bitcoin como moeda oficial. Agora, após votação por unanimidade dos legisladores, a CAR é o segundo país no mundo e primeiro no continente africano a ter o Bitcoin como moeda legal. 

De acordo com o comunicado feito pela presidência, o projeto de lei aprova que essa e outras criptomoedas sejam legalizadas no país. Agora, o Bitcoin estará ao lado do Franco CFA Regional da África Central, como moeda legal do país. As informações são da emissora CNBC. 

Medida visa gerar novas oportunidades ao país africano

Segundo declaração dada pelo chefe de gabinete do presidente Faustin-Archange Touadera, Obed Namsio, a medida trará novas oportunidades ao país relacionadas à criptoeconomia.

Apesar de ser rica em diamantes, ouro e outros diferentes minerais, a República Centro-Africana é considerada um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo. De acordo com o Banco Mundial, 71% dos habitantes do país viviam abaixo da linha de pobreza internacional em 2020. Outros dados apontam que apenas 11% da população possui acesso à internet.

Com a medida que passa a considerar o Bitcoin uma moeda oficial do país, a CAR tem recebido elogios da comunidade de criptomoedas pela contribuição que a decisão tem gerado no rumo à adoção generalizada das moedas digitais. 

Em contrapartida, em reportagem feita pela CNBC, a medida é considerada polêmica por ter levantado uma onda de protesto em El Salvador após o país adotar a Lei Bitcoin, outro motivo foram as críticas feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que pediu que o país abandonasse a moeda digital em decorrência dos riscos que a criptomoeda representa para a estabilidade financeira e proteção do consumidor de El Salvador. 

A situação se deu pela alta volatilidade do Bitcoin que faz serem levantadas diversas questões quanto ao seu papel como método de pagamento padrão de um país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.