Fies: prazo para renovação do refinanciamento do programa termina hoje (30)

Após prorrogação dada pelo FNDE, prazo para renovação do refinanciamento do Fies termina hoje (30). Estudantes com contratos do programa devem realizar aditamentos através do SisFies.

Encerra hoje o período para a renovação do financiamento do Fies. No último dia 18, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, prorrogou até este sábado, os aditamentos de dilatação e transferência dos contratos de financiamento, concedidos até o segundo semestre de 2017, referente ao primeiro semestre de 2022.

Está valendo até hoje (30), a realização da transferência integral de curso ou mesmo de instituição de ensino, além da solicitação do aumento do prazo do uso do financiamento, respectivamente, referente aos primeiros seis meses de 2022.

Como realizar aditamentos

Para realizar os aditamentos é preciso acessar o SisFies, o Sistema Informatizado do Fies, que se encontra disponível no site do Ministério da Educação. 

Já no portal do Fies o estudante tem acesso a todas informações referentes ao programa. Para a realização do aditamento é preciso procurar por “Aditamento de Contrato”, ao clicar, o mesmo será direcionado para o SisFies Aluno onde é possível o estudante ter acesso a todo o seu sistema de financiamento mediante a realização de login.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que tem o intuito de financiar a graduação no ensino superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. 

O financiamento pode ser buscado pelos estudantes que possuírem uma avaliação positiva em processos do Ministério da Educação. A partir de 2010, o programa passou a funcionar com taxa de juros do financiamento de 3,4% a.a., o período de carência passou a ser de 18 meses, enquanto o período de amortização foi para três vezes o tempo de duração regular do curso com acréscimo de 12 meses. Também em 2010, o FNDE passou a operar os contratos formalizados. Outra mudança foi  no percentual de financiamento que subiu para até 100%.  

Para os financiamentos concedidos a partir do segundo semestre de 2015, as taxas de juros passaram a ser de 6,5% ao ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.