BB x Caixa: bancos travam disputa pelo crédito rural; saiba mais

Bancos travam disputa pelo crédito rural. Em evento, presidente da Caixa desafia Banco do Brasil ao afirmar  que instituição em breve assumirá o topo do ranking de maiores bancos brasileiros do agronegócio.

Na última segunda-feira (25), durante a 27° edição da Agrishow, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, desafiou mais uma vez o Banco do Brasil, que é o atual líder no mercado de crédito agrícola no país. Segundo Guimarães, quando a instituição for “mais ou menos” deve se tornar líder.

O evento marcou a cerimônia de abertura da feira tecnológica voltada ao agronegócio. A feira Agrishow ocorre de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo e deve receber cerca de 150 mil visitantes, movimentando por volta de R$ 3 bilhões.

Caixa pretende ser tornar o maior banco em crédito rural até 2024

No evento, o presidente da Caixa reafirmou que a instituição financeira deve se tornar o maior banco do agronegócio até dezembro de 2024. Ainda de acordo com as falar de Guimarães no Agrishow, a Caixa possui hoje as menores taxas de crédito rural, sendo de 9,5% ao ano.

Pedro Guimarães tratou ainda de reconhecer as dificuldades do banco, mas reforçou o potencial de crescimento. “Aqui ouvimos várias críticas em relação à Caixa. Ótimo, estou aqui para aprender. Hoje, nós somos só muito ruins. O dia que a Caixa for mais ou menos nós vamos ser o maior banco do agronegócio”, afirmou.

O presidente destacou em sua fala que a relação entre Caixa e agronegócio é recente, mas deve crescer ainda mais nos próximos dois anos. “Há uma ano atrás focamos no agronegócio. Nunca, na história da Caixa, o banco deu bola para o agronegócio, nunca tinha participado do plano safra. Saímos do oitavo (lugar) e já somos o segundo. Até dezembro de 2024, nós seremos o maior banco do agronegócio”, disse Guimarães.

Atualmente o Banco do Brasil lidera a lista dos fornecedores de crédito rural, sendo hoje o maior banco brasileiro do agronegócio. Na última safra, o volume desembolsado pelo BB supera a marca de R$ 119 milhões.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.