Especial Dia do Trabalho: fintechs oferecem soluções para benefíxios flexíveis aos colaboradores

Pontos-chave
  • Flexíveis são aqueles benefícios que complementam os determinados por lei
  • Este tipo de benefício vem crescendo no Brasil
  • Fintechs oferecem soluções para benefícios flexíveis

Você sabe o que são benefícios flexíveis? Eles são todas as vantagens adicionais que o funcionário recebe da empresa além do salário líquido e dos benefícios determinados por lei, como férias e 13º. Este tipo de benefício foi criado nos Estados Unidos durante a década de 70 e foi sendo adotado pelo mundo de forma gradativa.

No Brasil, vem crescendo desde o ano 2000 a gestão flexível do trabalho, e se tornou um diferencial nos últimos cinco anos para empresas que procuram conquistar e manter os melhores talentos do mercado.

Diversas empresas vem adotando maneiras inteligentes de aprimorar o desempenho das equipes, especialmente neste momento de pós-pandemia. De acordo com o Relatório CX 2021 realizado pela Zendesk, 68% dos agentes afirmaram que se sentiam sobrecarregados, paralelamente, 60% dos gestores penam em como melhorar a flexibilidade dos funcionários.

Um dos fatores analisados pelos funcionários no momento de decidir ficar ou sair de uma empresa são justamente os benefícios flexíveis. A oferta de vantagens relevantes para os funcionários deve ser uma forma inteligente da equipe de Recursos Humanos conseguir envolver os profissionais mais talentosos.

Saiba mais sobre os benefícios exclusivos 

  • Benefícios Flexíveis

São todos os benefícios ofertados pelas empresas, que inclinam-se a se adaptar às necessidades dos funcionários. Eles são chamados desta forma por não serem obrigatórios.

Esse tipo de benefício é diferente dos convencionais, como vale transporte e vale refeição, e geralmente acompanham as tendências.

Isto faz com que os negócios que oferecem flexibilidade de escolha para os funcionários ganhem destaque no mercado de trabalho, uma vez que mostram se atentarem ao bem-estar dos seus empregados.

Justamente por isso, os benefícios flexíveis são uma das razões que mais ajudam a manter os talentos em uma empresa. Entre eles estão plano de saúde, previdência privada e bolsas de estudo.

Um grande desafio para as empresas neste sentido é o de oferecer pacotes de benefícios de igual valor para todos os trabalhadores.

Diferenças entre benefícios flexíveis e tradicionais 

Também chamados de vantagens fixas, os benefícios tradicionais são aqueles que além de benefícios, também são considerados direito dos trabalhadores, como aposentadoria, férias e 13º.

Existem negócios que possuem políticas fixas internas, em que a participação nos lucros e a assistência médica também são incluídas entre as vantagens ofertadas de forma igual para todos os funcionários. Estes benefícios não são optativos, e obedecem as políticas internas da empresa, assim como as leis trabalhistas.

Estão entre os benefícios legais:

  • vale-transporte
  • férias
  • abono de férias
  • 13º salário
  • folga semanal remunerada
  • contribuição sindical
  • salário família
  • licença maternidade
  • aposentadoria
  • seguro de acidente de trabalho
  • auxílio-doença

Todas as empresas podem aderir a benefícios flexíveis?

Toda empresa que desejar pode aderir a estes benefícios com a condição de respeitar  todas as regras determinadas pela lei 5.452, art. 461 da CLT, e que se puder oferecer uma política de benefícios igual para todos os trabalhadores, o que inclui os benefícios. A lei diz que:

“Sendo idêntica à função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

§ 1º Trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos.”

Sendo assim, é imprescindível que os encarregados de criar estes pacotes de vantagens para os colaboradores se atentem aos valores gastos em cada benefício, para que nenhum problema trabalhista seja motivado por diferenciação de pagamentos.

Fintechs que oferecem soluções para benefícios flexíveis 

Existem algumas fintechs que trazem soluces para este tipo de benefício. Entre elas está a Swile, que chegou recentemente ao Brasil.

O Swile Card é um cartão black de benefícios com foco em atender uma demanda atual de mercado, oferecendo maior valor agregado. Utilizando a bandeira Mastercard, o catão é aceito em todo o Brasil e permite ainda agregar oito categorias diferentes de benefícios. 

O usuário faz todo o gerenciamento do uso do cartão de forma fácil através do aplicativo Swile App.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.