Descubra quais são os quatro setores que abriram mais de 136 mil vagas de emprego no Brasil em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontam quais as áreas que mais abriram vagas de emprego no mês de março. Apenas o estado do Nordeste teve redução na geração de postos de trabalho.

Descubra quais são os quatro setores que abriram mais de 136 mil vagas de emprego no Brasil em março
Descubra quais são os quatro setores que abriram mais de 136 mil vagas de emprego no Brasil em março (Imagem: FDR)

O mês de março desse ano teve saldo positivo em contratações com a geração de 136.189 vagas com carteira assinada em todo o país, apontam os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quinta-feira, 28, pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Setores que mais criaram vagas de emprego no Brasil

Entre os setores que mais contrataram no país estão:

  • Serviços, com 111.513 novas vagas distribuídas principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas;
  • Construção, com 25.059 novas vagas;
  • Indústria, com 15.260 novas vagas;
  • Comércio, com 352 novas vagas.

“É um respirar, porque nesses anos estávamos sem respirar, e aqui trabalho com carteira assinada e tenho todos os meus direitos. O ruim de fazer bico é porque a gente não tem segurança, se ficar doente, fica sem receber. É muito arriscado”, comenta Karla Melo Ferreira.

Emprego X Desemprego no Brasil

Mesmo com esses setores apresentando altas nos números de contratações, o Brasil ainda ficou abaixo das projeções.

O cenário de contratações ainda preocupa, pois, no mês de março foram registradas 1.953.071 admissões contra 1.816882 desligamentos, ou seja, os números são muito próximos.

No acumulado de 2022 até março houve abertura líquida de 615.173 postos, resultado de 5.820.897 admissões e 5.205.724 desligamentos.

Isso nos permite sonhar com um número acumulado até o final de 2022. Superior àquele que tínhamos programado que era cerca de um milhão de novos empregos. O resultado de março foi positivo em quatro dos cinco setores econômicos, mostrando que a recuperação está alcançando as diferentes atividades econômicas do país. O destaque é do setor de serviços que contribuiu com cerca de 112 mil novas vagas”, afirmou o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.