355% ao ano: juros do rotativo do cartão de crédito sobe ainda mais; saiba como evitá-lo

Em fevereiro, o juro total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito bateu 355,2% ao ano em média, segundo dados do Banco Central. Este resultado mostra um aumento de 8,9 pontos percentuais em comparação com o mês de janeiro, e é ainda 28,2 pontos percentuais superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

Falando sobre parcelamento, ainda sobre cartão de crédito, o juro subiu de 172,5% para 174,3% ao ano entre os dois primeiros meses do ano. Em fevereiro de 2021, a taxa estava em 167,1%.

Ao considerar o juro total do cartão, que engloba operações do rotativo e do parcelado, a taxa saltou de 67,3% para 73,2% na comparação entre os meses de janeiro e fevereiro. No mesmo mês de 2021, era de 63,2%.

Os dados a respeito das estatísticas de juros e crédito foram divulgados com atraso de cerca de um mês pelo Banco Central. A mobilização dos servidores que buscam reajustes salariais esta comprometendo o funcionamento normal do BC.

Ao lado do cheque especial, o rotativo do cartão é uma modalidade de crédito muito buscada pelos consumidores em momentos de aperto.

No ano de 2017, passou a vigorar uma determinação que obriga os bancos a após um mês, transferir a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, com uma taxa  de juros mais amena. O objetivo do governo era o permitir que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito caísse, uma vez que em tese, o risco de inadimplência, ficaria menor com a migração para o parcelado.

A inadimplência permaneceu estável, em 2,5%, segundo o Banco Central, com um  crescimento de três pontos percentuais na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O rotativo do cartão de crédito é acionado sempre que o usuário não paga o valor total da fatura, e o débito em aberto é cobrado na fatura do mês seguinte com juros.

Enrolado com o cartão? Confira dicas para sair das dívidas

  • Saiba exatamente quanto está devendo

É importante saber primeiramente quanto está devendo. Contate a administradora do cartão para pedir o CET (Custo Efetivo Total). Somente com isso, você saberá exatamente o quanto deve. O Procon-RJ explica que isto é um direto de todos os consumidores.

  • Negocie a dívida

Após estes primeiros passos, é importante entrar em contato com o cartão e tentar uma negociação especial com a administradora. Uma dica primordial é aceitar a proposta se ela realmente estiver dentro das possibilidades do consumidor. Caso contrário, o consumidor pode se atrapalhar novamente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.