Saiba como resgatar o valor do PIS/PASEP não retirado em 2022

23,8 milhões de brasileiros já sacaram o PIS/PASEP referente a 2020, pago agora em 2022. Foram 21.509.066 de saques do PIS (99,4% do total), devido a trabalhadores da iniciativa privada, e 2.350.829 de saques do PASEP (86,9% do total), destinado aos funcionários públicos.

Restam, no entanto, 478.724 benefícios a serem resgatados pelos trabalhadores, no total de aproximadamente R$ 470 milhões. A seguir, explicamos como resgatar o PIS/PASEP, caso você ainda não tenha feito o saque.

Calendário do PIS/PASEP de 2022

Os depósitos do PIS, realizados através da Caixa, foram de 8 de fevereiro a 31 de março, conforme o mês de nascimento do trabalhador. Já os depósitos do PASEP, feitos pelo Banco do Brasil, foram de 15 de fevereiro a 24 de março, de acordo com o final do número de inscrição. Veja os calendários completos.

Quem não sacou o abono nessas datas não precisa se preocupar. O dinheiro fica disponível para saque até 29 de dezembro de 2022.

Como sacar o abono?

PIS

Quem recebe PIS e é correntista da Caixa tem o dinheiro depositado diretamente na conta-corrente do banco.

Quem não é correntista recebe o abono em uma conta-poupança social digital, que pode ser acessada e movimentada pelo app Caixa Tem. Mas o trabalhador também pode optar por sacar o dinheiro em agências e correspondentes da Caixa, casas lotéricas e terminais de autoatendimento usando o Cartão do Cidadão.

PASEP

Quem recebe PIS e é correntista do Banco do Brasil tem o dinheiro depositado diretamente na conta-corrente do banco.

Quem não é correntista pode solicitar o depósito na conta de sua preferência através do site www.bb.com.br/pasep ou nas agências ou terminais de autoatendimento.

Como consultar o PIS/PASEP?

Para saber se tem abono salarial a receber em 2022, o trabalhador pode realizar a consulta pelo app Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158. Para entrar no app, é preciso informar CPF e senha da conta Gov.br. Na página inicial, o trabalhador deve clicar em “Benefícios” e, depois, em “Abono”.

Trabalhadores da iniciativa privada também podem realizar a consulta pelos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Já os servidores públicos têm os seguintes canais: site do Banco do Brasil e Central de Atendimento do BB (4004-0001, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, para demais cidades).

Quem tem direito?

O PIS/PASEP pago em 2022 é destinado àqueles que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020. Além disso, é preciso estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos e ter seus dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.