Detran-DF abre 5 mil vagas pela CNH Social; saiba como participar

CNH Social com inscrições abertas. Nessa semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal informou que está com 5 mil vagas disponíveis para a concessão da carteira de habilitação gratuita. Os interessados precisam fazer suas inscrições até o dia 25 de maio. Confira.

Detran-DF abre 5 mil vagas pela CNH Social; saiba como participar (Imagem: FDR)
Detran-DF abre 5 mil vagas pela CNH Social; saiba como participar (Imagem: FDR)

Se você quer tirar sua habilitação de forma gratuita, fique atento. Em Brasília, a população pode participar do programa CNH Social. As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio de podem ser feitas pelo portal de serviços do Detran.

Ao todo, são 5 mil vagas disponíveis. Desse total, 1,5 mil são para a modalidade Estudante Habilitado, e 3,5 mil, para a modalidade Cidadão Habilitado.

Quais os requisitos para participar da CNH Social?

As regras variam de acordo com a modalidade dos cidadãos, sendo elas:

Estudante Habilitado

  • Ter entre 18 e 25 anos
  • Estar cursando ou já ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou como bolsista integral em instituições privadas
  • Estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dessa prova no ano anterior.

Cidadão Habilitado

  • Ter acima de 18 anos na data do requerimento
  • Saber ler e escrever e ainda atender as exigências gerais comuns às duas modalidades.

Serviços disponíveis

A quantidade de vagas para Habilitação Social observará a proporção para os seguintes serviços:

  • 60% para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH A ou B;
  • 10% para adição das categorias A ou B;
  • 10%para alteração para as categorias C, D ou E;
  • 10% para renovação da CNH;
  • 10% para CNH definitiva.

É válido ressaltar que o programa reserva 20% das vagas aos beneficiários vinculados aos projetos sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros 20% aos assistidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os 60% restantes são destinados ao Projeto Formação Profissional, oferecido diretamente pelo Detran.

Lista de documentos exigidos

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho do inscrito e das pessoas que compõem o núcleo familiar;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimentos das crianças ou membros que não possuem RG;
  • Histórico Escolar para estudantes que desejam ingressar pelo programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.